[DOCUMENTÁRIO] Zanon, o fio vermelho | Capítulo 2: O Sindicato Classista

0

Apresentamos no suplemento Ideias de Esquerda o segundo capitulo do documentário ‘Zanon, o fio vermelho, o papel dos trotskistas’ parte de uma série de 6 episódios que relatam a experiência mais profunda de auto organização dos trabalhadores na Argentina. Um relato dos próprios trabalhadores e sus dirigentes como Raúl Godoy, contando a partir do interior da fábrica mostrando a gestação do movimento que finalmente levará a fábrica de cerâmicas Zanon a ser gerida e controlada pelos seus próprios trabalhadores. Uma fonte de importantes lições sobre as “escolas de guerra” e o papel das direções do movimento operário, a importância da recuperação dos sindicatos das mãos da burocracia, desenvolvendo a democracia operária: “mudar tudo”. Nesse capítulo se relata a experiencia da recuperação do sindicato das mãos da burocracia, retomado pelos revolucionários para ser uma ferramenta de poder dos trabalhadores.

Pode acessar o primeiro capítulo do documentário e também a tradução em 5 partes do primeiro capítulo do livro recentemente lançado na Argentina ‘Zanon: Fábrica militante sem patrões’ nos link a continuação:

About author

No comments

Entre pactos e ameaças

. imagem: Juan Chirioca   Por Edison Urbano   Um ‘pacto’ que não dissipa, mas antes aguça contradições   A uma semana do primeiro turno, ...