×

JORNADA DE LUTA NA FRANÇA | Vídeo: A França viveu uma massiva jornada nacional de luta contra a reforma trabalhista

Milhares de estudantes e trabalhadores saíram às ruas nesta quarta-feira em mais de 120 cidades francesas. Os sindicatos fazem um chamado a uma greve no dia 31 de março.

Juan Andrés GallardoBuenos Aires | @juanagallardo1

quinta-feira 10 de março de 2016 | 01:30

A jornada que começou nas primeiras horas da madrugada foi antecipada por assembleias universitárias lotadas nas principais faculdades do país, como em Toulouse e a marcha Paris 8.

Durante todo o dia foram se realizou ações em mais de cem cidades, exigindo a retirada imediata da lei de reforma trabalhista, conhecida como “Lei Khomri” (em referencia a ministra francesa do trabalho). A reforma precariza as condições de trabalho, eliminando de fato a jornada de trabalho de 35 horas, facilitando as demissões, diminuindo as indenizações e atacando os acordos coletivos ao permitir a negociação por fábrica.

O governo de Françoise Hollande teme que a luta contra a reforma trabalhista termine se transformando em uma “rebelião” dos jovens - como aconteceu há alguns anos atrás contra a lei do Contrato do Primeiro Emprego (CPE) – e acabe enfraquecendo seu governo de maneira profunda.

Sem esperar a decisão das principais centrais sindicais que convocaram uma greve para o dia 31 de março, os estudantes universitários, junto aos secundaristas e algumas federações sindicais saíram às ruas com promessas de novas mobilizações para os próximos dias.

Tradução do espanhol: Cassius Vinicius.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias