×

MARCHA DA MACONHA | Vem aí a Marcha da Maconha em São José dos Campos!

Evento será no próximo dia 25, as 13h, na Praça Afonso Pena (centro).

sábado 4 de junho de 2016 | Edição do dia

Em São José dos Campos, interior de SP, ativistas independentes e militantes de organizações de esquerda tem se reunido para organizar a Marcha da Maconha na cidade, convocada para o próximo dia 25. A Marcha da Maconha é um movimento social, cultural e político, cujo objetivo é levantar a discussão sobre a proibição hoje vigente em nosso país em relação ao plantio e consumo da cannabis, tanto para fins medicinais como recreativos.

Esse ano a Marcha da Maconha já aconteceu em mais de 30 cidades brasileiras, contando as principais capitais, sendo que em São Paulo contou com mais de 10 mil manifestantes nas ruas. O movimento também acontece em vários países pelo mundo, sendo que em pelo menos 25 país a maconha já foi descriminalizada ou está em processo avançado de discussão, entre eles Canadá, República Checa, Portugal, Nova Zelândia, EUA, Irlanda e nosso vizinho Uruguai, que desde setembro de 2014 aprovou a legalização e registra queda drástica nas mortes ligadas ao tráfico.

No Vale do Paraíba as duas maiores cidades, São José e Taubaté, figuram entre as cinco mais violentas do interior do estado, com 29 e 22 homicídios registrados esse ano, respectivamente. A primeira cidade da lista, Campinas, tem quase o dobro da população de São José e registrou 38 homicídios de janeiro a abril. O que isso tem a ver com a legalização da maconha? Segundo a PM, pelo menos 80% dos casos estão diretamente relacionados com o tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, esse ano foram presos quase 3 mil pessoas na região e quase 700 adolescentes. O Brasil já tem a 3ª maior população carcerária do mundo, sendo quase 30% autuados como tráfico. No caso da Fundação Casa, a proporção chega a 80% dos menores apreendidos. Esse ano a PM já realizou pelo menos duas grandes operações de combate ao tráfico em São José, com centenas de policiais, helicóptero etc., a última realizada em maio chamada “Mão de Ferro”, abordando centenas de jovens, a imensa maioria inocentes.

Contra toda essa repressão, que é a regra nas periferias do país, é que os organizadores da Marcha da Maconha em São José chamam a população a participar no próximo dia 25, pela liberdade sob nossos corpos, contra os grandes cartéis das drogas que dominam pelo mundo, paz na quebrada e fogo na bomba!

Leia mais sobre a legalização da maconha aqui e aquileia a entrevista do Esquerda diário com Henrique Carneiro, professor da USP que debate e pesquisa temas relacionados à legalização das drogas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias