Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[VÍDEO] 1ª aula do Curso sobre a obra de Trótski: “Stálin, o grande organizador de derrotas”

Redação

[VÍDEO] 1ª aula do Curso sobre a obra de Trótski: “Stálin, o grande organizador de derrotas”

Redação

Primeira aula do curso, no Campus Virtual do Esquerda Diário, sobre o livro escrito por Trótski em 1928, “A Internacional Comunista depois de Lênin”, uma obra fundamental para todos que queiram conhecer os grandes debates de estratégia no interior da URSS e sobre a luta de classes internacional depois da morte de Lênin em 1924, contra a reação stalinista e sua teoria conservadora do “socialismo em um só país”.

No decorrer do curso, os participantes poderão conhecer os debates históricos e entender por que o livro foi uma das bases para a construção da Oposição de Esquerda Internacional, que combateu pelo legado bolchevique-leninista e contra a degeneração da revolução na URSS e dos partidos comunistas mundo afora (inclusive o PCB).

Em 4 sessões, o curso vai buscar cobrir os principais debates de enorme atualidade contidos no livro, que é de fato a reunião de diversos documentos históricos produzidos no calor dos debates da época, que condensam lições indispensáveis para a estratégia revolucionária hoje.

1a aula, 17/2: Introdução ao contexto histórico e significado geral da obra

2a aula, 24/2: Crítica ao programa da IC de 1928 (primeira parte: internacionalismo e programa)

3a aula, 3/3: Crítica ao programa da IC de 1928 (segunda parte: lições de tática e estratégia)

4a aula, 10/3: Algumas ideias conclusivas sobre a revolução chinesa e o destino da IC

Entenda por que o combate entre Trótski e Stálin nunca foi uma mera disputa entre personagens, e sim uma encruzilhada fatal da revolução mundial e das possibilidades de avanço socialista na URSS.

Assista a primeira sessão:

Acesse o Campus Virtual aqui


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[III Internacional]   /   [Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Vladímir Lênin]   /   [Joseph Stálin]   /   [Leon Trótski]   /   [URSS]

Redação

Comentários