×

INTERNACIONAL | Trump restabelece tarifas sobre o aço e alumínio contra Brasil e Argentina

Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA anunciou o aumento das tarifas de exportação de aço e alumínio dos dois países sul-americanos. Justificou-se com a desvalorização do peso e do real.

segunda-feira 2 de dezembro de 2019 | Edição do dia

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira um restabelecimento das tarifas de aço e alumínio do Brasil e da Argentina. O presidente americano fez isso a partir de sua conta no Twitter.

O fundamento da decisão são as desvalorizações do peso e do real que ocorreram nos últimos meses nos dois países. Trump escreveu que “Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização massiva de suas moedas. O que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com validade imediata, restaurarei as taxas de todo aço e alumínio enviadas aos EUA. UU. desses países ".

Além disso, Trump pressionou o Federal Reserve (FED) para "agir da mesma maneira com o resto dos países que tiram vantagem do nosso dólar forte" e acabou com o aviso de "baixem as tarifas".

Em maio do ano passado, Trump queria aumentar as tarifas sobre as exportações de aço e alumínio. Naquela época, o então ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, fez isso não acontecer, após dois meses de negociações.

Na época, o ministro explicou que o resultado favorável para as exportações argentinas se devia às boas relações entre a Argentina e os EUA.

Hoje, Trump quer restabelecer tarifas no quadro da transição entre o macrismo e o novo oficialismo de Alberto Fernández. A decisão não é uma boa notícia para a gestão entrante.

Embora Fernandez tenha declarado, no início de novembro, que ele aspirava "que o vínculo com os Estados Unidos fosse muito bom, de respeito entre os dois. "Conversei muito bem com o presidente Trump, conversei com pessoas de seu governo e parece que estão dispostos a nos ajudar e eu o celebro". Resta ver como ele negociará esse tipo de imposições do presidente americano que inicia um ano eleitoral e buscará sua reeleição em meio a várias crises políticas. Em um contexto em que a economia e o emprego possivelmente serão um componente forte da sua campanha.

Você pode se interessar: Alberto Fernández, do México: “Tive uma conversa muito boa com Trump e Piñera"

Esse tipo de medida prejudicará grandes grupos capitalistas locais. Entre eles, a Techint, que pertence a Paolo Rocca, o empresário mais poderoso do país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias