×

GOVERNO TRUMP | Trump passa vergonha ao inventar atentados pra justificar xenofobia

Para defender suas medidas xenofóbicas contra os imigrantes de todo o mundo, Trump argumenta com atentados terroristas que nunca existiram. As redes sociais não perdoaram e ridicularizaram o presidente.

segunda-feira 20 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Em comício neste sábado, na cidade de Orlando, Flórida, o presidente dos EUA Dornald Trump tentou justificar seu veto aos imigrantes no país e a construção do vergonhoso muro na fronteira com o México fazendo referências à atentado na Suécia envolvendo imigrantes na noite anterior, atentado que nunca aconteceu.

Segundo Trump, “O importante é isso. Temos de manter nosso país seguro. Vejam o que está acontecendo. Temos que manter nosso país seguro. Vejam o que está acontecendo na Alemanha. Veja o que aconteceu na noite passada na Suécia. Na Suécia! Quem poderia pensar... Suécia! Eles receberam muitos refugiados. Estão tendo problemas que nunca acreditaram ser possíveis. Vejam o que está acontecendo em Bruxelas. Vejam o que está acontecendo em todo o mundo”.

Imediatamente a população sueca respondeu nas redes sociais, em especial o Twitter, com as rashtags "#swedenincident" (#incidentesueco) e "#lastnightinsweden" (#noitepassadanasuécia) onde ridicularizaram o norte-americano, se solidarizando com as almondegas que foram comidas na noite anterior, por exemplo, ou denunciando os atentados contra a moda por parte de artistas suecos que apareceram na TV. Foram milhares de twittes durante todo o final de semana.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, também se manifestou nas redes sociais com um twitte: "Suécia? Ataque terrorista? O que ele andou fumando? Muitas perguntas.". A embaixada da Suécia nos EUA pediu explicações oficiais à Casa Branca, por enquanto a resposta foi um twitte de Trump dizendo que "se baseou numa notícia na fox" para fazer sua declaração.

Mais cedo, sua chefe de campanha havia justificado as mesmas medidas usando como exemplo o Massacre de Bowling Green, protagonizado por imigrantes. Assim como seu chefe de imprensa se apoiou num famoso ataque em Atlanta. Ambos também incidentes que nunca aconteceram na realidade.

A equipe presidencial de Trump parece também acreditar, como aqui no Brasil, que suas "convicções" são mais importantes do que "provas" de que algo de fato aconteceu. Para aumentar a criminalização aos imigrantes, incentivar o preconceito xenofóbico, e buscar apoio para suas medidas reacionárias, agora inventam atentados terroristas para incitar o pânico.

É preciso em todo o mundo se colocar contra as medidas de Trump e organizar em cada local possível uma rede internacional de solidariedade aos imigrantes e contra a xenofobia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias