Patric Carlos, de 37 anos, trabalhava como caldeireiro na plataforma P-19, região da bacia de Campos, estado do Rio de Janeiro. Esse é o terceiro acidente registrado com morte esse ano, segundo a FUP (Federação Única dos Petroleiros). A terceirização do trabalho leva a ter cada vez mais casos como (...)
Redação
Duas trabalhadora que vinham trabalhando na Pousada do Rocha em Fernando de Noronha sem seus direitos trabalhistas ficaram impedidas de voltar para suas casas pela administração da ilha, cobrando de cada uma as taxas diárias de preservação ambiental não pagas pelo patrão durante todos esses meses, (...)
A face mais nua e crua do que o sistema capitalista pode mostrar: trabalhadores serem obrigados e forçados a trabalharem em situações análogas à época da servidão. Esse é o Brasil de Bolsonaro e da reforma trabalhista que impõe cada vez mais condições precárias e desumanas aos (...)
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Ricardo Antunes, professor de Sociologia do Trabalho da UNICAMP, autor de diversos livros sobre o mundo do trabalho, com livros e artigos publicados em dezenas de países, e também militante do PSOL. O novo programa, (...)
Diana Assunção
13:26 | Obrigados a trabalhar mais de 10 horas diárias, motoristas de aplicativos sofrem acidentes devido à exaustão e perdem tudo, sem nenhum amparo de direitos trabalhistas.
A Medida Provisória foi uma das ações apresentadas pelo governo Bolsonaro para supostamente estimular o mercado de trabalho e prevê a oferta de cursos de qualificação e trabalho temporário em prefeituras, sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas. O texto agora segue para o (...)
Segundo pesquisa realizado pelo Ipea, nos últimos 5 anos houve aumento de 72% de trabalhadores informais que trabalham como motoristas ou entregadores em aplicativos.
Em nova investida para flexibilizar ainda mais as regras trabalhistas, o governo Bolsonaro deve lançar na próxima semana um novo pacote de ajustes que inclui a formalização de trabalhos temporários no campo e também a legalização dos motoristas e entregadores de aplicativos, mais conhecida como (...)
A empresa de Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes, retomará a produção em sua fábrica de Xangai, na China, onde restrições rígidas foram impostas devido à disseminação do coronavírus.
Sílvia Viana é professora de Sociologia da FGV e doutora pela USP. Escreveu o livro "Rituais de Sofrimento", publicado pela Boitempo, em que trata do tema dos realities shows como uma via que revela sobre o mundo do trabalho e do uso das redes sociais, nesta segunda parte. Esta entrevista ao (...)
Vitória Camargo
15:48 |
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Reproduzimos abaixo entrevista concedida por Ursula Huws ao Ideias de Esquerda em 2017. Ursula Huws é professora de estudos internacionais do trabalho da Universidade Metropolitana de Londres e autora de The Making of a Cybertariat: Virtual Work in a Real World (Nova York/Londres, Monthly (...)
Nesta terça, dia 29 de março de 2022 foi um dia de mobilização nacional de trabalhadores de transporte por aplicativo. Em Pernambuco ocorreram protestos em diversas cidades por todo o estado.
De cada dez empresas abertas quase 8 são MEIs (Micro Empreendedor Individual).
A Medida Provisória (MP) atende a pedido de empresários, e abre espaço para jornadas de trabalho ainda maiores, com o empregador tendo controle absoluto do tempo dos trabalhadores.
Os entregadores paralisaram as retiradas de entregas de dois grandes Shopping do Rio de Janeiro para protestar contra o reajuste insuficiente das taxas e o aumento do preço da gasolina.
No interior do Maranhão, trabalhador rural foi cobrar o salário de seu patrão e foi vítima de tentativa de homicídio
Às vésperas do 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, entrevistamos Cláudia Mazzei Nogueira. Ela é professora Doutora do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP-Baixada Santista e coordenadora do núcleo de estudos do (...)
Rita Frau Cardia
Maíra Machado, professora da rede pública em Santo André-SP e dirigente do MRT, falou ao Esquerda Diário sobre a necessidade de articulação para uma grande campanha unificada contra a reforma trabalhista que assola as condições de trabalho da (...)