×
terça-feira 22 de setembro de 2015 | 01:18

Na quinta-feira passada (17/09) houve assembleia na Volks, onde sendo a 6ª empresa e 2ª montadora do ABC a aprovar o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). O PPE terá duração de 6 meses, a partir de 1º de outubro, sendo prorrogáveis por mais 6 meses. O salário será de 20%, sendo que a metade dessa redução salarial será complementada pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é um Fundo governamental. Portanto, a montadora se beneficia e quem sai prejudicado é o trabalhador.O acordo realizado estabelece o retorno de 850 trabalhadores em Lay-Off no dia 1º de novembro.

Segundo Wagner Santana, secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, “A regulamentação é mais um item do acordo aprovado em janeiro de utilização de todos os mecanismos para manter o excedente na fábrica neste período de crise. Esta aprovação ratifica o acordo de estabilidade de emprego até 2019. É a garantia de que todos nós podemos caminhar juntos”. O sindicato pressupõe que esse programa seja uma garantia de estabilidade ao trabalhador, porém sabemos que as únicas garantias que os operários têm são redução de salário ao mesmo tempo em que a montadora permanece lucrando mais, em vista que será poupada inclusive de pagar a porcentagem total dos salários.

A luta de janeiro, a que o sindicalista se refere, foi a greve que os trabalhadores da Volks realizaram contra a demissão de 800 trabalhadores, porém algo que a direção sindical não divulga é que nesse ano a montadora alemã, instalada no país desde 1959, demitiu, com o auxílio dos dirigentes do sindicato dos metalúrgicos do abc, mais 800 pessoas depois do fim da greve pelo programa de demissão voluntária (PDV).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias