×

LUTAS NO ORIENTE MÉDIO | Trabalhadores imigrantes se rebelam no Catar para exigir salários

Os trabalhadores imigrantes se levantam no Catar e o governo está preocupado em meio a uma situação econômica tensa.

terça-feira 26 de maio de 2020 | Edição do dia

Na última sexta-feira, circularam imagens nas redes sociais que mostram cerca de cem trabalhadores imigrantes bloqueando uma artéria importante na zona industrial de Doha, capital do Catar. Funcionários de Bangladesh, Índia, Sri Lanka e Paquistão reivindicam seus salários não pagos.

Essas são imagens muito raras em um país onde a força de trabalho estrangeira, cerca de 2 milhões de pessoas, representa cerca de 95% da força de trabalho total, mas cujas condições de trabalho e de vida são deploráveis: praticamente sem nenhum direito, totalmente dependente de seus chefes para obter suas autorizações de residência (sistema kafala), expostas a condições de trabalho e de vida degradantes e perigosas, algumas dessas pessoas estão mesmo em condições de semiescravidão.

Entretanto, desta vez, a pandemia de Covid-19 à qual esses trabalhadores estavam altamente expostos e os efeitos econômicos das medidas de contenção, foi demais para eles. E eles decidiram levantar a cabeça e lutar por seus direitos.

O governo reagiu muito rapidamente. Com um tom raramente conciliatório, o ministro do Trabalho do Catar afirmou que "em resposta ao atraso no pagamento dos salários, um pequeno número de trabalhadores expatriados organizou uma manifestação pacífica na região de Msheireb em 22 de maio (…) uma investigação imediata (o ministério) tomou medidas para garantir que todos os salários sejam pagos rapidamente nos próximos dias ". Segundo a imprensa, também foram tomadas sanções contra as empresas que não pagaram salários.

Catar está construindo vários estádios e infraestrutura para a Copa do Mundo de 2022; e está sob o olhar de todo o mundo, já que várias denúncias foram feitas que apontam para os maus-tratos aos trabalhadores. O governo indiano estima que entre 2012 e 2018, 1.678 de seus cidadãos que trabalham no Catar morreram por lá. O Nepal diz ter perdido 1.025 dos seus entre 2012 e 2017.

Todo mundo sabe que esses funcionários estão realmente expostos a condições de trabalho muito severas, expostos ao sol, às vezes a temperaturas que atingem 45 graus, trabalhando até 16 horas por dia!

Mas há uma razão mais estrutural para a prontidão das autoridades do Catar em agir. Como todos os seus vizinhos na região do Golfo, o Catar é um estado baseado em um "modelo" de superexploração de mão de obra estrangeira. No entanto, isso ao mesmo tempo é uma das fraquezas do sistema, porque torna o país completamente dependente dessa força de trabalho "estrangeira". Estima-se que 90% da população do Catar seja composta por esses trabalhadores. Nesse sentido, uma repressão e controle muito severos sob esses trabalhadores imigrantes se tornam fundamentais para evitar qualquer disputa, a fim de preservar os privilégios das classes dominantes, as chaves do petróleo e todas essas castas parasitas que governam os países do Golfo.

No entanto, quando os trabalhadores decidem lutar, desafiando a repressão, toda a estrutura é abalada. As opções estão abertas para o regime. Uma repressão muito forte, em uma situação econômica muito tensa, poderia abrir uma situação incrível, com milhares de trabalhadores correndo o risco de parar em solidariedade. Portanto, o governo escolheu o caminho do diálogo, pelo menos por enquanto.

Seja como for, a luta desses trabalhadores revela uma verdade profunda: os capitalistas, príncipes ou não, obtêm seus privilégios do trabalho dos trabalhadores.
Isso também é o que estão revelando os trabalhadores imigrantes do serviço de coleta de lixo no Líbano, que estão lutando por seus salários desde o final de abril (eles chegaram a um acordo temporário com a empresa). Mas também é o que revela a luta dos trabalhadores agrícolas estrangeiros por seus direitos na Itália, onde na semana passada milhares de grevistas pararam as campanhas do país.

Com a queda no preço do petróleo, a crise da saúde e a crise econômica global, a situação social nos países do Golfo será posta a prova. Os 35 milhões de trabalhadores estrangeiros, superexplorados, dispersos na região podem se tornar um fator importante para desafiar os regimes reacionários estabelecidos nesses países durante décadas com o apoio e a cumplicidade das potências imperialistas. Os vários protestos desses trabalhadores, mesmo que permaneçam pequenos e pontuais por enquanto, podem incentivar setores importantes das populações nacionais que também sofrerão o peso da crise econômica e da austeridade. A unidade e a solidariedade com os trabalhadores imigrantes serão essenciais, se os trabalhadores "nacionais" desses países não quiserem ser seguidos pelas facções reacionárias das classes dominantes que então lançarão seus ataques contra eles. Uma lição que também é válida para os trabalhadores dos países imperialistas da Europa.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias