×

Privatização da água | Trabalhadores da Embasa protestam contra a privatização da água por Rui Costa (PT) na Bahia

Os trabalhadores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) protestam contra proposta do governo do estado de privatização da estatal, nesta nesta quarta-feira (16), desde às 13h, em frente a sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O governo petista de conciliação de classes Rui Costa(PT) quer tornar o direito básico à agua, um direito à vida, em um privilégio e meio de lucro dos capitalistas. É preciso lutar pela estatização da Embasa, 100% controlada pelos trabalhadores!

quarta-feira 16 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Imagem: CUT/ SINDAE-BA

O ato foi transmitido ao vivo no YouTube.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), quer que seja aprovada, ainda nesta quarta, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) n° 24.362/2021, que autoriza a privatização da Embasa. Rui Costa encaminhou o PL no dia 30 de novembro do ano passado.

Assim, o PL autoriza a privatização da Embasa a toque de caixa, passando por cima dos trabalhadores da empresa. Assim, de forma revoltante, busca-se tornar o direito ao acesso à agua, uma necessidade básica que deveria ser totalmente gratuita, cada vez mais um privilégio das classes abastadas e das elites, aumentando as tarifas de cobrança da água, ao passo que vemos a seca em diversas regiões do nordeste e da Bahia. Um verdadeiro ataque ao direito a vida por parte do governador petista contra o povo nordestino e os povos originários!

Ao mesmo tempo vimos o total descaso do governo de Rui Costa (e Bolsonaro) com as famílias afetadas pelas enchentes, deixando milhares de desabrigados, que perderam tudo e não têm para onde ir. Essa é a triste ironia do capitalismo, onde a péssima gestão dos políticos à serviço da burguesia fazem com que a classe trabalhadora sofra com o problema das chuvas, ao mesmo tempo em que há a seca e a mercantilização da água. Isso para não falar daviolência policial racista do governador petistae o desmatamento do meio ambiente, favorecendo as mudanças climáticas que geram consequências nefastas para o povo baiano e brasileiro, entre outros ataques de Rui Costa.

Esse também é um exemplo da política de conciliação de classes que o PT sempre levou adiante, atacando a classe trabalhadora e o povo pobre, demonstrando que a saída não pode ser a conciliação, como Lula quer fazer com Alckmin e os golpistas que já perdoou, golpistas estes que aplicaram os ataques mais nefastos contra a classe trabalhadora como a reforma da previdência e a reforma trabalhista.

Para solucionar esse grande problema é necessário que as centrais sindicais, como a CUT e a CTB, organizem a luta e a auto-organização dos trabalhadores da Embasa para impor que a empresa seja 100% estatal e controlada pelos trabalhadores, garantindo água de qualidade e totalmente gratuita a toda classe trabalhadora e o povo pobre baiana. A água deve ser um direito à vida básico! Não podemos aceitar a privatização da água imposta pelo governo de conciliação de classes petista de Rui Costa, que busca garantir o lucro dos capitalistas!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias