×

ARGENTINA | Textil Neuquén: "Esvaziaram a planta durante a noite e deixaram um galpão vazio"

As operárias fizeram uma denúncia na quarta-feira, dia 1/2, que entraram na planta e contataram que a patronal retirou todas as máquinas. Desde esta noite realizaram uma vigília logo depois de informar a saída de 7 caminhões a meia noite.

terça-feira 7 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

No último dia 1, quarta-feira, as operárias da Textil Neuquén denunciaram que a patronal da família Huerta esvaziaram de maneira ilegal durante a meia noite a fábrica localizada no Parque Industrial Neuquén, deixando o galpão completamente vazio. Passada a meia noite terça-feira, as trabalhadoras foram alertadas por vizinhos da saída de 7 caminhões da planta, imediatamente mobilizaram a fábrica e realizaram uma vigília durante toda a noite.

Na manhã seguinte fizeram a denúncia na promotoria, e logo entraram na planta para em quais condições estava. Consultada pelo Esquerda Diário, Marina Catilao, eleita representante das trabalhadoras, disse que "este é o final que querem dar os donos ao que viemos denunciando como esvaziamento sistemático da fábrica. Quando a Têxtil Neuquén abriu suas portas, com créditos da IADEP que nunca devolveram, trabalhávamos em mais de 100 companheiras e com o decorrer dos anos e devido a desemprego e desemprego encobertos, terminamos ficando em somente 35. Na maioria somos chefes de família e sustentamos nossos lares. Não vamos ficar na rua, vamos lutar por nosso trabalho".

Além de acrescentar "estes empresário são provedores do Estado provincial, fazendo incentivos para a polícia, para o legislativo e outros organismos públicos e pretendem despedir a nossa companheira Norma Brizuela, separada arbitrariamente de seu lugar de trabalho por nos defender. Vamos exigir da Secretaria de Trabalho e das autoridades provinciais respostas, porque nós denunciamos o esvaziamento da fábrica e nunca fomos escutadas. Agora vamos ver quais medidas vamos continuar para exigir do governo que se faça algo porque não podem permitir que esta fábrica feche".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias