×

REPRESSÃO NA ARGENTINA | Terra do Fogo: brutal desocupação do acampamento dos estatais em luta

Como na última ditadura, as 2 da manhã os anti motins incendiaram o acampamento, atacando com cachorros. Brutal acionar do governo do Betrone (FpV). Reproduzimos o comunicado do Sutef.

terça-feira 31 de maio de 2016 | Edição do dia

Repressão e desocupação no acampamento na Tierra del Fuego. Anti motins incendiaram o acampamento, desalojando, atacando e golpeando manifestantes. Usaram também cachorros e pessoas da Polícia científica filmava para logo processar os manifestantes.

Ushuaia, 31-05-16.-. As 2 da madrugada e com a presença de centenas de companheiros e companheiras, os anti motins recorreram a forca contra os trabalhadores. Um feito detestável, tal como na ditadura. Uma companheira esteve tirada com ataque de nervos no asfalto durante 20 minutos e a polícia nunca chamou a ambulância. Existem trabalhadores hospitalizados pelo uso de gás por parte da polícia e por golpes. Foi surpreendente que os policias quando se encaminhavam a desocupar, cantavam o hino nacional tal como fizera um grupo de extremistas neonazistas. Sem mostrar ordem de despejo, sem ambulâncias, nem protocolo de sanidade, frente de despejar os manifestantes, o corpo policial deixou ingressar a zona civis para destruir as cabanas e incendia-las. Estes não se identificaram e não se sabe se são da força ou ponteiros políticos do partido governante FPV. Como a pode observar nos vídeos, (ver link https://youtu.be/GVhq6lm98ME ) a Polícia havia determinado o perímetro, logo permitiram a entrada de civis não identificadas e depois iniciou o incêndio. Os manifestantes permaneceram nas imediações e o anti motim voltou a avançar sobre eles para retira-los a 100 metros da zona. Desde o SUTEF, CTA autônoma da Tierra del Fuego e a União de grêmios e jubilados estatais da Tierra del Fuego fazemos responsável a governadora Rosana Bertone.

Desde o SUTEF chamamos a paralização hoje, todas as escolas estarão paralisadas em repúdio ao desalojamento violento do acampamento na frente da casa do governo. Concentramos as 08:30 no Ministério da Educação. Perto do meio dia se confluiram com o resto das organizações da União de grêmios e Jubilados para concentrar na Legislatura. O plano de lutas se mantém como o cronograma de atividades fixado para essa semana. Com mais força e dignidade, longe de se amendrontar, seguiremos resistindo a um plano de ajustes que querem impor com a violência dos serviços especiais. Longe de ir no acampamento por desgaste, tiveram que desalojar com repressão e violência. Em Tolhuin estão convocando a concentrar no acampamento, o mesmo que em Rio Grande. A CTA Autônoma da Tierra del Fuego chama a paralisação de todas as estatais.

Desde a União de grêmios e Jubilados Estatais se convocam todos os trabalhadores a somar-se a paralização e concentrar durante a manhã nos lugares estabelecidos por cada uma das organizações e referentes dos setores para logo coordenar e concentrar todos juntos próximo ao meio dia.

— 
Secretária de imprensa e difusão. Comissão diretiva provincial. SUTEF, sindicato unificado dos trabalhadores da Educação Fueguina.

Secretária de comunicação e difusão CTA Autônoma de Tierra del Fuego.

União de grêmios e Jubilados estatais da Tierra del Fuego




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias