×

MINISTRO DA SEGURANÇA | Temer quer que general responsável por mortes e estupros no Haiti seja novo o ministro

Além de Temer, o ministro da justiça, Torquato Jardim, também defende para o recém-criado Ministério de Segurança Pública o chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) Carlos Alberto Santos Cruz, que chefiou a cínica e racista “missão de paz” no Haiti por três anos.

MaréProfessora designada na rede estadual de MG

terça-feira 20 de fevereiro de 2018 | Edição do dia

Esse é o novo palpite depois de cogitados Beltrame, ex-chefe da Segurança carioca; Fleury, ex-governador do MDB paulista que ordenou o massacre do Carandiru, e o filho de torturador, general Etchegoyen.

Mesmo não estando concreto que Cruz será o próximo ministro, já dá pra saber quais serão as funções do candidato, que combinam perfeitamente com seu perfil. Ele foi responsável por liderar 12 mil militares em 3 dos 13 anos em que o exército brasileiro ocupou militarmente o Haiti, controlando com muita repressão, assassinatos e estupros a revolta de um povo faminto e extremamente explorado pelo imperialismo. O presidente responsável pelas tropas era Lula.

Temer agora envia tropas para ocupar a República Centro-Africana e ensaia algo parecido no estado em profunda crise do RJ, com uma intervenção federal. Não a toa criou o novo ministério, que inclusive tem validade de um ano, e cogita o nome de Carlos Alberto Santos Cruz.

Leia também: Abaixo a intervenção federal, continuidade do golpe de Temer. Fora as tropas do Rio

Como denuncia Diana Assunção – ex-candidata a vereadora pelo PSOL e dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores, MRT: “O ministério tem missões muita claras: ser parte ativa da operação de marketing de dar ao vampiro uma ‘agenda positiva’, ajudar a esconder ou encobrir as malas de dinheiro ‘que nada provam’ como diz o chefe da Polícia Federal Fernando Segovia, e organizar a repressão contra manifestações.”

Ainda “outros objetivos não declarados mas reais desse ministério são: aprofundar a intervenção de Temer nas forças policiais e de investigação, blindando-o de investigações, como tem conseguido com Segovia e dar novo marco legal, autoritário, com superpoderes para tentar conter o potencial de revolta popular que se mostrou no Carnaval. Quando houve a manifestação de 24 de Maio em Brasília exigindo a retirada das reformas, Temer não hesitou aplicou a "garantia da lei e da ordem" contra as manifestações, e agora depois de um carnaval de revolta e alegria que tirou gritos entalados da garganta, Temer deu superpoderes a um general no Rio.”

Isso mostra, mais uma vez, os objetivos reacionários de Temer. As centrais sindicais devem chamar uma greve geral já contra esses ataques descarados dos golpistas!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias