×

EDUCAÇÃO | Temer deixará alunos do EJA sem material didático em 2017

quinta-feira 20 de outubro de 2016 | Edição do dia

O governo golpista de Michel Temer (PMDB) ainda não realizou a compra de livros didáticos para a reposição anual e, portanto, estudantes do EJA devem começar o ano letivo sem o material necessário.

A compra é feita pelo governo federal, a partir de um guia produzido pelo ministério, e deve ser ser distribuída por meio do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). O Ministério da Educação afirma que a compra será realizada apenas em dezembro, prejudicando o início das aulas.

Segundo Censo da Educação Básica de 2015, o Brasil tem 3,4 milhões de estudantes que utilizam o EJA. Tal medida se mostra, portanto, um ataque aos alunos que por diversos motivos estruturais - classe social, dificuldades familiares, etc - não puderam completar seus estudos por vias regulares.

Em tempos de crise orgânica, os governos das patronais estão deliberadamente contendo os gastos menos lucrativos aos capitalistas, precarizando a vida da juventude pobre e dos trabalhadores; O descaso com o material didático não está descolado de medidas como a PEC 241, responsável pelo congelamento nos próximos anos do orçamento previsto para saúde e educação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias