×

Não à Guerra | “Stop The War”, uma coalizão britânica contra a invasão russa a expansão da OTAN

A coalizão britânica Stop The War, foi formada em 2001, e teve um papel importante nas marchas contra o início da guerra no Iraque em 2003, agora eles estão chamando uma mobilização neste domingo sob as consignas: "Sem guerra na Ucrânia’’. Fora as tropas russas. Não a expansão da OTAN."

sexta-feira 4 de março de 2022 | Edição do dia

Numa altura em que os países europeus redobram o seu discurso militarista e as suas ações de rearmamento, que incluem um orçamento militar histórico, como por exemplo, no caso da Alemanha, com a aprovação de um orçamento que não se via desde a Segunda Guerra Mundial, e a coordenação de outros países no continente para enviar armas, suprimentos e dinheiro para a Ucrânia. Nesse momento torna-se urgente que os movimentos anti-guerra apareçam nas ruas questionando não apenas o ataque reacionário da Rússia, mas também a escalada militarista dos países imperialistas da OTAN.

A coalizão britânica Stop The War tem uma longa história. Fundado logo após os ataques às torres gêmeas, denunciou como os Estados Unidos e os países da OTAN iriam usar esse ato brutal para atacar, bombardear e ocupar outros países. Eles o apontaram anterior a invasão do Afeganistão, mas acima de tudo fizeram parte de um grande movimento mundial, com marchas simultâneas pelo mundo e milhões de pessoas nas ruas, contra a guerra no Iraque e denunciando as mentiras sobre as supostas "armas de destruição" massiva", que foi a desculpa dos EUA para atacar.
Diante da atual guerra na Ucrânia, a coalizão Stop de War, juntamente com outras organizações, está pedindo uma ação para este domingo 6 sob os slogans: "Não à guerra na Ucrânia. Fora as tropas russas. Não à expansão da OTAN ".

Reproduzimos abaixo o comunicado publicado em sua página:

"Um encontro internacional contra a guerra, realizado virtualmente no dia 26 de fevereiro, com a presença de milhares de pessoas e organizado pela CODEPINK, Stop the War Coalition, Campaign for Nuclear Desarmamento e a rede Não a OTAN, foi acordado um dia internacional de ação contra a guerra. Domingo, 6 de março. Apelamos a todos aqueles que se opõem a esta guerra para irem às ruas em 6 de março em uma demonstração massiva de oposição global à guerra e aos belicistas.
A guerra na Ucrânia é um desastre para o povo da Ucrânia e uma terrível ameaça para todos nós, incluindo o aumento do perigo de uma guerra nuclear. Opomo-nos à invasão russa e apelamos à retirada imediata de todas as tropas russas. Reconhecemos que a expansão da OTAN e a abordagem agressiva dos estados ocidentais ajudaram a causar a crise e exigimos o fim da expansão da OTAN. Também nos opomos a sanções que prejudicam os russos comuns e pedimos a todos os países que acolham os refugiados que fogem da guerra .

Já houve muitas manifestações contra a guerra na Rússia e em muitos outros países. O que precisamos agora é de uma resposta massiva e unificada de pessoas que amam a paz em todo o mundo para dizer “Não à guerra na Ucrânia; Sim à negociação e à paz”.

Leia também a Declaração da Fração Trotskista pela Quarta Internacional sobre a guerra na Ucrânia: “ Não à guerra! Fora as tropas russas da Ucrânia! Fora OTAN da Europa Oriental! Não ao rearmamento imperialista! Pela unidade da classe trabalhadora internacional! Por uma política independente na Ucrânia para enfrentar a ocupação russa e a dominação imperialista!”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias