Nesta terceira parte do artigo, vamos passar pelo processo revolucionário que se ascendeu, tanto na Europa quanto na periferia do capitalismo, após a derrota dos nazistas em Stalingrado e da contra ofensiva soviética. Sobre o papel da URSS, vamos abordar o que foi ocultado pelo podcast: as (...)
Noah Brandsch
Há mais de três semanas da invasão reacionária de Putin na Ucrânia, que fez eclodir uma guerra que atualiza, do ponto de vista da época histórica, o significado de crises, guerras e revoluções na etapa imperialista analisada por Lênin, já são quase três milhões de refugiados, além de várias mortes de (...)
Vitória Camargo
A mesa referente ao tema da calourada da História USP, organizada pelo CAHIS, aconteceu ontem (segunda feira 14/03), contando com a participação do estudante do curso e membro da gestão “Ainda Assim eu me Levanto” Gabriel Borges; Queops Damasceno do MLB e Yani Gonzales do Consulado de Cuba. Tendo (...)
João SallesNoah Brandsch
A independência da Ucrânia e a confusão sectária. Trótski responde, nesta ocasião, uma crítica a um artigo que havia escrito em abril de 1939, que é reproduzido nos Escritos 1938-1939, sob o título “A questão ucraniana”.
Leon Trótski
Em 16 de Fevereiro de 1938, faleceu León Sedov, terceiro filho de Trótski e o primeiro com Natália Sedova. Morreu em Paris, pouco antes da fundação da IV Internacional, internado com urgência em uma clínica levado por um espião da GPU que se fazia passar por seu amigo. Ali foi vítima de médicos que (...)
Este segundo artigo se propõe a debater com o podcast História Cabeluda sobre a Segunda Guerra, abordando o pacto de Ribbentrop-Molotov e os expurgos para as consequências da invasão nazista; além de fazer um debate com Clausewitz sobre estratégia militar (...)
Nos “trending topics” de ontem, 08, esteve a absurda apologia ao nazismo de Monark, apresentador (agora, ex-apresentador) do Flow Podcast. Em seu programa defendeu a “liberdade de expressão” aos nazistas, a legalização de partidos nazistas e o direito de ser “anti-judeu”. Esse vômito de ódio, apoiado (...)
Luiza Eineck
Durante uma entrevista no Flow Podcast, o apresentador Monark defendeu o "direito de ser anti-judeu" e a legalização de partidos nazistas, e o deputado Kim Kataguiri (Podemos) se posicionou contra a criminalização do partido nazista na (...)
Redação
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Em 21 de janeiro, completou-se mais um ano do assassinato do maior pesquisador e divulgador das obras de Marx e Engels, David Riazanov, também conhecido como “O dissidente vermelho”, a quem Stálin nunca pôde submeter. Mas quem foi este erudito de que sabemos tão pouco? Aqui te (...)
Onésimo Hernández
Desenho feito como capa das Teses Fundacionais “O processo revolucionário que culmina no golpe de 64 e as bases para a construção de um partido revolucionário no Brasil” da seção brasileira da Fração Trotskista - Quarta Internacional, o (...)
No quinto episódio do podcast Espectro do Comunismo, Marcelo Tupinambá, do Conselho Editorial do Esquerda Diário, entrevista Philippe Alcoy, editor da seção internacional do diário Révolution Permanente na França e Elizabeth Yang, fundadora do PTS, partido irmão do MRT na Argentina e colunista da (...)
Nesta parte final do texto buscaremos discutir os impactos da teoria do socialismo em um só país na política internacional da URSS e também na orientação da Internacional Comunista
Gabriel Girão
As Edições IPS acabam de publicar na Argentina “Martin Monath, um trotskista judeu entre soldados nazistas”, de Nathaniel Flakin. Neste artigo o autor do livro retoma a vida do protagonista desta história e o porquê de ser necessário (...)
Nathaniel Flakin
Há 80 anos atrás, no fim do ano de 1941, era executada por mãos nazistas, Zoya Kosmodemyanskaya, partisana soviética, jovem adolescente e mulher. Colocada como heroína da URSS, foi usada na propaganda stalinista de "defesa da pátria (...)
Paula Schaller
Nessa parte do artigo, iremos falar um pouco sobre a natureza da segunda guerra mundial e qual foi o real papel do stalinismo nela.
O segundo episódio do podcast Espectro do Comunismo debate o papel que o stalinismo cumpriu em processos revolucionários que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, as revoluções políticas que ocorreram em países como na Hungria e na Polônia, onde trabalhadores se organizavam para conquistar os (...)
A revolução húngara é uma das mais importantes do século 20, devido ao seu caráter operário e aos seus objetivos avançados: varrer a burocracia stalinista russa do poder e ao mesmo tempo manter as conquistas que significaram a expropriação da burguesia após a Segunda Guerra Mundial. O que Trótski já (...)
Elizabeth Yang
Nesse artigo da série, buscaremos mostrar como a defesa da URSS se liga com a concepção da Teoria da Revolução Permanente.
Nesta semana, foi lançado um novo programa do Esquerda Diário e do Ideias de Esquerda. Espectro do Comunismo é um programa de formação e debates teóricos, estratégicos e programáticos para revolução no Brasil e no mundo a partir de um ponto de vista trotskista. É uma iniciativa do Esquerda Diário e do (...)
Nesta série de artigos, buscaremos mostrar a luta de Trótski contra a burocratização na URSS e também explicar porque este foi o maior defensor da primeira república operária no mundo, tanto contra o imperialismo como também contra a burocratização do (...)