×

RIO DE JANEIRO | Servidores do CPII suspendem greve e já apontam continuidade da mobilização em 2017

Publicamos na íntegra comunicado do Sindscope no qual os servidores do Colégio Pedro ll decidem suspender a greve em curso na próxima segunda (26), para seguir a mobilização a partir da próxima assembleia que será dia 7 de fevereiro de 2017.

quinta-feira 22 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Luta será retomada com assembleia no dia 7 de fevereiro; necessidade de construir uma grande mobilização contra a reforma da Previdência foi ressaltada

Os servidores do Colégio Pedro II decidiram suspender a greve iniciada no dia 28 de outubro, mas já apontaram que a luta continuará em 2017: a mobilização será retomada a partir da assembleia convocada para o dia 7 de fevereiro.

Os servidores aprovaram que a paralisação termina a partir da segunda-feira, dia 26 de dezembro. Na discussão de conjuntura, prevaleceu a avaliação de que o movimento, no que pese não ter conseguido deter a aprovação da PEC 55 (241), teve o mérito de construir a resistência às ‘reformas’ do governo de Michel Temer.

Destacou-se que boa parte da população passou a rejeitar a proposta do governo – 60%, segundo pesquisa do Datafolha – e que as mobilizações pavimentaram as condições para continuidade da luta com mais força em 2017. O papel de integração da comunidade escolar, em meio às ocupações dos campi pelos estudantes, também foi ressaltado.

A necessidade de preparar uma grande mobilização contra a ‘reforma’ da Previdência foi muito destacada. A proposta enviada pelo presidente ao Congresso foi apontada algo que, se aprovado, levará na prática ao fim do direito à aposentadoria no Brasil.

A greve foi iniciada tendo como pautas centrais o combate à PEC 55 – que ‘congela’ por 20 anos os orçamentos federais dos serviços públicos –, à medida provisória do ensino médio e aos projetos que tentam coibir o debate crítico nas escolas.

Houve opiniões divergentes sobre a data de suspensão da paralisação. Parte dos servidores defendeu que isso ocorresse apenas no dia 31 de janeiro, data em que os estudantes informaram pretender encerrar as ocupações dos campi, com um ato simbólico em torno disso. Também houve quem propusesse a suspensão já a partir da sexta-feira (23). Ao final, venceu a proposta de que isso ocorra a partir da segunda-feira (26).

Uma comissão foi eleita para debater o calendário de reposição das aulas. Termo de acordo referente aos dias parados já foi assinado com a Reitoria. A direção do sindicato tentará se reunir com o reitor no dia 26 para tratar do retorno ao trabalho. A próxima assembleia, no dia 7 de fevereiro, está marcada para as 18 horas. O local ainda será definido. Em janeiro, o Sindscope funcionará em regime de plantão das 10 às 16 horas.

IMPRENSA SINDSCOPE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias