×

REFORMA DA PREVIDÊNCIA | Senado aprova Reforma da Previdência dos militares e mantem seus privilégios

quinta-feira 5 de dezembro de 2019 | Edição do dia

Nesta quarta-feira (04), o Senado aprovou a reforma da Previdência dos militares, seguindo para a sanção pelo presidente Jair Bolsonaro. A reforma dos militares difere da reforma aprovada para os trabalhadores meses antes já que irá manter e dar mais privilégios ao alto escalão das Forças Armadas enquanto a maior parte da classe trabalhadora brasileira irá trabalhar até morrer.

Diferente dos trabalhadores do setor privado e do serviço público, os militares irão ter vantagens nesta reforma como manter o salário integral ao se aposentar e não terão idade mínima obrigatória e vão pagar contribuição de 10,5%, enquanto que a reforma no setor privado e funcionalismo irá fazer os trabalhadores contribuírem até 11,68%.

Saiba mais: Reforma da previdência dos militares pode aumentar seus salários em até 75%

Os projetos diferenciados para militares, inclusive fazendo distinção entre baixas patentes, como cabos e soldados, e altas patentes, é um exemplo evidente dos reais interesses do governo e da burguesia.

Enquanto os trabalhadores em geral perdem direitos mínimos, impondo que trabalhemos até morrer, para aumentar violentamente a taxa de exploração e o lucro dos capitalistas, apoiando-se em uma série de ajustes para acabar com direitos trabalhistas mais básicos, o projeto da reforma dos militares concede uma série de privilégios à categoria, em especial aos militares do alto escalão do exército.
Nesse primeiro ano de governo Bolsonaro os trabalhadores, a juventude e o povo pobre têm sofrido uma série de ataques e corte de direitos e serviços. Essa reforma deixa mais claro como enquanto isso há uma casta e setores da sociedade que se beneficiam e fazem com que sejamos nós a pagar pela crise econômica.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias