×

OCUPAÇÃO | Sem-teto ocupam antiga fábrica na Mooca

Na Zona Leste de São Paulo, cerca de 300 famílias ocupam antiga fábrica de tecidos Labor, que já foi também uma casa noturna nos anos 2000, mas que hoje se encontrava desocupada. Brasil tem 7 milhões de família sem casa e 6 milhões de imóveis vazios.

quinta-feira 13 de setembro de 2018 | Edição do dia

Foto: Ocupação sem-teto no Capão Redondo em SP/MIDIA NINJA

Usando água e luz do imóvel desativado, as 300 famílias dividem o banheiro e improvisam a comida em foguareiros ou fogões, a partir de doações de uma igreja evangélica. A lavagem de roupas é improvisada em um tanque de plástico com mangueiras.

Moradora da ocupação, Giovana de Oliveira, 35 anos, comenta: “desocupamos outro prédio no Centro e viemos pra cá. É sempre assim, já que o governo não faz nada por nós”. Outro morador, imigrante Haitiano, comenta sobre o local que “era tanta dívida que ficou tudo para o governo”.

A justíça determinou a reintegração de posse do imóvel, que seria tombado pelos órgãos de patrimônio estadual e municipal, sob gestão de Márcio França (PSB).

Esse ano também acompanhamos o incêndio de um prédio ocupado por trabalhadores sem-teto, no centro de SP deixando milhares de famílias nas ruas. A especulação imobiliária na cidade de São Paulo também é bastante conhecida, fazendo com que várias pessoas fiquem sem onde morar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias