Nesta quinta feira, 14, num plenário esvaziado devido a um rígido controle de segurança, Ministério da Saúde e Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde aprovaram uma resolução na qual se prioriza maior número de pacientes atendidos em um único local, reforçando a figura dos hospitais psiquiátricos. É (...)
Silas Pereira
Entre os dias 08 e 09 de dezembro de 2017 foi realizado o “Encontro de Bauru: 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios”. Diferentes coletivos e entidades se reuniram para construir a agenda de lutas e para organizar a resistência diante do desmonte da Política de Saúde Mental anunciado na (...)
Pedro Marinho
Entre os dias 08 e 09 de dezembro de 2017 foi realizado o “Encontro de Bauru: 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios”, que discutiu ataques que o governo Temer quer implementar ao tratamento da saúde mental. Leia carta que foi escrita a partir do encontro de (...)
Redação
Breve análise sobre a política de álcool e outras drogas no RJ.
Fabyane SoaresDesirée Carvalho
Com 30% de funcionamento e 70% de atividades de greve de ocupação, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) Mané Garrincha convida a todos para resistirmos e lutarmos juntos, participando da sua 1ª roda de conversa sobre Saúde e Saúde Mental da População (...)
Domênica Borges
O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) afirmou que pedirá à Temer a interrupção da criação de novas graduações em Farmácia no Estado. Mesmo em meio ao caos da saúde, tanto Temer como o governo paulista do PSDB apontam para aumentar o sofrimento da população sem formar médicos e (...)
Tatiane Lopes
Projeto para aplicar a política de redução de danos no tratamento de usuários de drogas é vetado pelo prefeito bispo, Marcelo Crivella.
Ana Carolina Toussaint
Existe uma relação entre a depressão e o capitalismo? O que aconteceu depois da crise de 2008?
Sergio Moissen
A Saúde Mental agoniza em pleno século XXI, funcionando na prática como uma comunidade terapêutica, a Missão Belém terá que explicar para a promotoria os motivos das mortes em suas instalações. Assassinato ou acaso?!
Márcio Pasqual
Em que consiste a defesa da liminar feita em editorial da Folha e coluna no Estadão?
Fernando Pardal
O número de mortes por suicídios no Brasil aumentou 12% em quatro anos. Em 2015, foram 11.736 notificações ante 10.490 registradas em 2011.
Entrevistamos o psicanalista e professor catedrático de psicologia da USP Christian Dunker sobre a liminar que permite aos psicólogos ofertarem a "cura" para a homossexulidade e pacientes.
Como a indústria psicofarmacêutica construiu a imagem de uma "revolução psiquiátrica" e quais são seus efeitos na saúde mental atualmente?
CAPSad Paulo da Portela ameaçado de fechar, sem salários e sem luz, reproduzimos nota da equipe que continua atendendo ao povo.
Redação Rio de Janeiro
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai voltar a discutir a expansão de leitos em hospitais psiquiátricos no Brasil. Representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde defenderam nesta quinta-feira, 31, a retomada da estratégia, em substituição à política em vigor, iniciada em 2001 que dá (...)
Inibidores de apetite com efeitos semelhantes à anfetamina e graves efeitos colaterais, proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2011 foram liberados por uma lei aprovada em junho e sancionada por Rodrigo Maia como presidente interino. Agora, as drogas são vendidas sem (...)
A permanência de pacientes que fizeram uso abusivo de drogas ou que foram diagnosticados com transtornos psiquiátricos por tempo indeterminado nos hospitais, mesmo após a alta médica, mantém nas unidades de saúde a mesma lógica da internação manicomial que supostamente foi abolida pela Lei (...)
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria da Previdência, nos últimos quatro anos os casos de afastamento do trabalho com auxílio-doença em decorrência de transtorno de ansidedade cresceram 17%, passando de 22,6 mil em 2012 para 26,5 mil em (...)
O prefeito tucano de São Paulo João Doria havia obtido uma liminar que permitia à sua gestão internar compulsoriamente usuários de crack para tratamento.
Sob a gestão de Crivella, a precarização do trabalho nos Caps, residências terapêuticas e Capsad do município tem se aprofundado. Atual prefeito que deixou clara em sua campanha defesa das PPPs (parcerias público privada) tem mostrado no cotidiano dos serviços impactos de seu (...)
[ALERTA DE SPOILER]