×

CASTA DE JUÍZES | Salário da casta de juízes no Brasil equivale a 4 anos de investimento em ciência

Um ano de salário de juízes no Brasil equivale a todo o investimento que os governos fizeram em ciência e tecnologia nos últimos 4 anos.

segunda-feira 3 de setembro de 2018 | Edição do dia

Um ano de salário de juízes no Brasil equivale a todo o investimento que os governos fizeram em ciência e tecnologia nos últimos 4 anos. Essa casta privilegiada foi parte fundamental no processo do Golpe institucional em 2016 que descarregou ainda mais a crise nas costas dos trabalhadores, e hoje dita em quem a população pode ou não votar, impendindo a candidatura de Lula. Eles seguem implementando ataques contra o povo, como foi com a aprovação da lei de terceirização irrestrita, enquanto aumentam incessavelmente seus salários.

No ano de 2017, o Brasil gastou 1,26 % do orçamento com os salários dos juízes. Tudo que foi gasto para manter o Ministério de Ciência e Tecnologia somado com os investimentos da pasta do desenvolvimento tecnológico nesse ano totalizou 0,29%.

Ou seja, esse dado absurdo expressa quem no ano passado se gastou 4,3 vezes mais com os salários dos juízes do que com todo o investimento em ciência e tecnologia. Nesse fim de semana as consequências da falta de investimento nessas áreas e do descaso com a cultura foram escancaradas, com o absurdo incêndio que ocorreu no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Saiba mais: Um juiz do STF ganha mais do que o orçamento do Museu Nacional em 2018

O salário médio anual de um juíz é tão alto que equivale a ganhar na loteria todo ano. Em 2017, cada juíz recebeu mais que 0,5 milhão. Atualmente, mesmo com o discurso de que o país se encontra em crise e que para superá-la é preciso conter gastos com a saúde e educação e precarizar as condições de trabalho, os juízes seguem com seus privilégios e continuam aumentando seus salários ainda mais, como aconteceu recentemente em agosto, quando tiveram um aumento de 16,38%.

O governo aprovou a PEC 241 que impõe o congelamento de gastos em saúde e educação por 20 anos, a reforma trabalhista e, semana passada, os juízes no Supremo Tribunal Federal passaram a lei de terceirização irrestrita, descarregando ainda mais a crise no povo pobre. Isso tudo ocorre para manter os privilégios dessa casta privilegiada arbitrária. Além de aplicarem ataques atrás de ataques, hoje manipulam as eleições e arrancam do povo um direito elementar, que é o decidir em quem votar.

Mesmo sem ter nenhuma confiança no PT, reconhecendo que os governos de Lula e Dilma foram a base para os ataques que são aprofundados pelos golpistas, precisamos denunciar o absurdo que é esses juízes que recebem 4 vezes mais do que o orçamento total em ciência e tecnologia do país tentando controlar o direito básico da população. Os juízes deveriam ser eleitos pelo povo, com mandatos revogáveis e ganhar o mesmo salário que uma professora. Basta de privilégios!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias