×

VIOLÊNCIA | Rio de Janeiro tem 220 tiroteios com 12 mortos em uma semana

A última semana no Rio de Janeiro registrou 220 tiroteios espalhados pela cidade, com um saldo de 12 pessoas mortas.

segunda-feira 3 de julho de 2017 | Edição do dia

Cenas da violência brutal que assola o Rio de Janeiro não são novidade, mas estão se tornando cada vez mais frequentes com o agravamento da crise.

Na última semana o número de tiroteios registrados foi altíssimo, e deixou vítimas como o porteiro Fábio Franco de Alcântara, que trabalhava em um prédio da rua Sá Ferreira, em Copacabana, e morreu atingido por estilhaços de uma granada enquanto almoçava.

Ou o caso da mãe e filha que foram mortas. Marlene Maria da Conceição tinha 76 anos e Ana Cristina da Conceição, 42, que foram mortas durante conflito entre policiais da UPP e traficantes na Zona Norte da cidade, que levou à revolta popular com o incêndio de um ônibus e a truculenta repressão policial.

Outro caso que escandalizou a cidade foi o do bebê atingido dentro da barriga de sua mãe, que ficou paraplégico e ainda corre risco de vida, sendo internado na UTI após o parto em uma cirurgia de emergência.

São creches, hospitais e escolas atingidos, além das casas dos moradores dos morros em toda a cidade que são alvo das operações policiais. A demagogia cínica de que a polícia faz essas operações para "garantir a segurança" torna-se cada vez mais evidente em sua falsidade, como demonstrou o envolvimento de ao menos 96 policiais em esquema de propina com traficantes. Os policiais chegavam a exigir que os criminosos cometessem roubos para lhes pagar a propina. E enquanto isso matavam, com seus 250 "autos de resistência", e prendiam inocentes, armando "flagrantes" de tráfico para incriminar usuários e "bater as metas" de prisões.

A violência absurda no Rio de Janeiro é consequência direta tanto da criminosa política de guerra às drogas feita pelo Estado, e que serve apenas para o enriquecimento dos grandes traficantes e da polícia a custo do sangue negro nas favelas, como também é fruto da criminosa política de ataques aos direitos e serviços da população, do desemprego promovido pelos patrões e dos ataques de Pezão e Temer, que aumentam a miséria e jogam milhares de jovens na criminalidade.

Não podemos mais aceitar que os patrões, políticos, policiais sigam enriquecendo ao custo do sangue da população nas favelas, principalmente da juventude negra.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias