Sociedade

PRECONCEITOS

Renault Brasil faz propaganda que diz que nordestinos são preguiçosos

quarta-feira 30 de agosto| Edição do dia

A Renault Brasil retirou do ar no último domingo, 27, a sua campanha publicitária com o slogan "Viajar Quebra Preconceitos", na qual tinha a intenção de reproduzir e difundir estereótipos.

Após uma enxurrada de críticas no vídeo intitulado "Nordestinos São Preguiçosos", a campanha, lançada na última semana, foi suspensa. Outros vídeos com histórias curtas intituladas "Baianos São Lentos" e "Cariocas São Malandros" também foram ao ar.

Na gravação, um ator interpreta um viajante que reclama porque queria tomar café e o comércio está fechado, às 10 horas. "A gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar", diz ele. Em seguida, o rapaz acaba convencido de que está enganado, quando informado de que aquele dia era um domingo.

No Twitter, após ser criticada, a marca tentou se justificar. "Mostrar como esses clichês são errados faz parte da ideia da Campanha Renografias. Afinal, todos merecemos respeito, né?", comentou.

A justificativa foi retrucada por vários internautas. "O preconceito não foi desconstruído. A justificativa foi o domingo, e não o povo que trabalha, sim, e muito! Propaganda medíocre!", comentou Karoline Vital, de Ilhéus, Bahia. Mesmo o vídeo sendo retirado do ar da página oficial, um internauta salvou a gravação e postou em sua conta no YouTube.

Não se podia esperar outra propaganda do imperialismo francês, habituado no decurso de sua história às maiores brutalidades contra países e continentes inteiros, a manutenção de escravos na América, na África e na Ásia, a escravização de negros do Haiti até a Argélia, a opressão da Guiana, além das guerras que promove no Oriente Médio e na África.

Estes estereótipos colonialistas merecem todo o repúdio da população nordestina, que já tem de se enfrentar contra os preconceitos da burguesia brasileira.

Com informações d’O Povo Online




Tópicos relacionados

França   /    Sociedade

Comentários

Comentar