×

SOB AMEAÇA | Religioso contrário à mineradora em Muriaé é ameaçado de morte por pistoleiro

quarta-feira 1º de março de 2017 | Edição do dia

Frei Gilberto, do distrito de Belisário no município de Muriaé (MG) foi ameaçado por homem armado. O Frei atua junto com a comunidade de Belisário contra a expansão da mineração de bauxita na região, que tem à frente a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim.

Segundo nota doMovimento pela Soberania Popular na Mineração: Após a celebração de uma missa, Frei Gilberto, franciscano da Fraternidade Santa Maria dos Anjos e responsável pela Paróquia de Belisário, foi abordado por um homem armado que o ameaçou devido aos seus posicionamentos contrários aos projetos das mineradoras na região.

Abaixo, Frei Gilberto fala sobre os impactos que teriam a expansão da mineração de bauxita na região, durante manifestação da comunidade de Belisário em 2016.

A ameaça contra o Frei por pistoleiro resultou na solidariedade da moção de solidariedade de 73 entidades. A moção pode ser lida neste blog.

A bauxita é usada na produção de alumínio, e no processo de transformação do minério é usado uma enorme quantidade de energia, sendo a mineração em vários casos montadas próximas de usinas de energia. Os impactos da exploração capitalista do minério em Belisário podem ser catastróficos, tendo em vista que o distrito fica na região da Serra do Brigadeiro, área de altitude que possui cabeceiras d’água que abastecem os rios Paraíba do Sul e Rio Doce.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias