×

CRÔNICA OPERÁRIA | Relato de um trabalhador terceirizado na fábrica

Almoço e vou para o trabalho. Chego na empresa, passo pela portaria e caminho até o vestiário. Cumprimento meus companheiros de trabalho, a maioria jovens, negros e nordestinos.

quarta-feira 8 de abril de 2015 | 00:01

Almoço e vou para o trabalho. Chego na empresa, passo pela portaria e caminho até o vestiário. Cumprimento meus companheiros de trabalho, a maioria jovens, negros e nordestinos. Coloco o uniforme, os EPIs e vou para o galpão aonde trabalhamos numa empresa terceirizada que presta serviços para uma multinacional com sede em Nova York.

Todos os dias carregamos e descarregamos dezenas de caminhões e carretas num ritmo alucinado. Oito horas por dia carregando caixas de 15, 20, 30 quilos. Não tem descanso. Sai um caminhão e logo em seguida chega outro. Muita correria e o chefe passeia fazendo a inspeção.

O corpo cansado busca alívio. Mas não tem alívio no reino da terceirização. Escostar um minuto pode resultar numa advertência ou num esculacho do chefe.

São 8 horas de trabalho pesado sem segurança. Já vi companheiro quebrar braço, desmaiar com mercadoria nas costas etc. Muito trabalho e muitos riscos para no final do mês receber um salario mínino, fora os descontos.

Lembro de uma vez que estava descarregando uma carreta e o chefe veio trazer o holerite. Eu parei um instante e quando vi o valor bateu um desespero muito grande. Já sabia da miséria, mas naquele dia fiquei muito abatido, senti tristeza e revolta por saber que trabalho feito um condenado e recebo menos ainda porque a empresa terceirizada fica com uma parte do dinheiro pago pela multinacional.

Sem falar na separação que a terceirização causa entre os próprios trabalhadores, pois existe uma divisão entre terceirizados e os trabalhadores efetivos, divisão que enfraquece a luta e só favorece o patrão.

Trabalhar numa terceirizada é trabalhar sem direitos e sem sindicato, pois nem todo sindicato defende os trabalhadores terceirizados que são tratados como invisíveis dentro das empresas.

Basta de terceirização!

Efetivação de todos terceirizados!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias