×

Burguesia sanguinária | Recife: Onde a cidade alaga toda, mas os shoppings não podem parar

Enquato a capital pernambucana presenciava uma verdadeira catástrofe com as chuvas, com quase 100 mortes e milhares de desabrigados, os shoppings tentaram funcionar normalmente, gerando indignação generalizada.

segunda-feira 30 de maio de 2022 | Edição do dia

Com quase 100 mortos e mihares de desabrigados, a última semana foi marcada por chuvas intensas, especialmente de sexta para sábado, quando ocorreram os maiores volumes, gerando inúmeros alagamentos e deslizamentos. Essa tragédia, longe de ser natural, mostra uma cidade totalmente voltada para a especulação imobiliária, que empurra os mais pobres para as áreas de encostas e perto de rios, em moradias precárias. Há anos que essa situação se repete, sendo as gestões do PSB e também as anteriores responsáveis por isso, assim como os burgueses que lucram com a especulação imobiliária.

No entanto, o ramo da especulação está longe de ser o único que esses burgueses lucram. Muitos dos empresários da especulação estão ligados também a outros negócio como shoppings. E para este setor não basta apenas mandar os pobres para as moradias e empregos precários. Sem nenhum pudor, no sábado, dia que as chuvas fora mais intensas, muitos shoppings planejaram abrir as portas ao 12h, expondo os trabalhadores - algum dos quais foram atingidos pelas chuvas - a ter que transitar pelas ruas alagadas e também sem ônibus, apenas para não deixarem de lucrar um dia. Num dos estados com maior desemprego do país, muitos trabalhadores com certeza não viram outra opção a não ser acatar as ordens. Não basta tirar o couro do trabalhador diariamente em trabalhos extenuantes e mal remunerados, parece que também querem tirar a vida.

Tal anúncio circulou rapidamente, gerando uma revolta generalizada, obrigando os empresários a recuarem e cancelar a abertura dos shoppings. Apenas o Paulista North Way Shopping abriu. Mesmo tendo recuado, ficou claro qual é o verdadeiro caráter dessa nojenta burguesia pernambucana, que já tratamos aqui.

Nós do Esquerda Diário nos somamos a essa revolta, e acreditamos que seu norte deva ser pelo fim do capitalismo, mandando essa casta nojenta de empresários para a lata de lixo da história. Nossas vidas valem mais que seus lucros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias