×

REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS | Quem é Dom Odilo Scherer que Geraldo Alckmin procurou?

Neste domingo saiu nas redes sociais, o escandaloso plano de ‘’guerra’’ de Geraldo Alckmin para acabar com as ocupações das escolas. Para executar este plano escandaloso, Geraldo Alckmin tinha procurado o cardeal pra poder pedir ajuda contra as ocupações. Em nota o cardeal Dom Odilo Scherer afirma não ter sido chamado e não ter nenhum envolvimento em qualquer ato que tivesse violência de Estado.

terça-feira 1º de dezembro de 2015 | 00:13

Pra quem cursou a PUC – SP no período de 2007 a 2012 não é de se estranhar que o governador do Estado de São Paulo tenha procurado o cardeal. Dom Odilo Scherer esteve na linha de frente pra entregar a PUCSP para os bancos para responder a crise que a universidade ainda vive, implementou também o chamado redesenho institucional em 2007 na universidade levando a demissão de inúmeros professores e funcionários, implementando a terceirização para vários postos de trabalhos e também mudando toda estrutura da universidade.

Este mesmo cardeal esteve na linha de frente pra chamar a policia pra poder acabar com a ocupação de reitoria de 2007 e pra punir os estudantes que estiveram na linha de frente na luta contra o projeto de Dom Odilo. Isso abriu espaço para implementar inúmeros ataques contra os estudantes, professores e trabalhadores da universidade na época. A tendência hoje com a crise econômica é de que estas políticas que foram implementadas em 2007 na PUC-SP, apenas se aprofundem como já está ocorrendo na universidade.

Neste sentido torna – se bem provável Alckmin procurar Dom Odílo, pois o cardeal mostrou com o exemplo da PUC-SP ter o perfil ideal de implementar ataques contra a educação e principalmente acabar com mobilizações. A conseqüência desta política foi que na PUC demorou cinco anos pra acontecer uma outra forte mobilização, como ocorreu em 2007 e neste período a Fundação São Paulo sentiu – se livre para aumentar a mensalidade, punir os alunos que estava com divida e reduzir drasticamente o numero de bolsistas. O cardeal de São Paulo é a pessoa mais indicada pra ajudar Alckmin pra implementar este projeto.

O motivo do cardeal estar negando esta procura, porque simplesmente ele sabe que o cenário de hoje não é o mesmo cenário de 2007. Ao contrario de 2007 quando apesar das lutas das universidades que ocorriam naquele período, tínhamos um cenário de passividade nacional, 2015 se da num cenário de politização onde vimos inúmeras greves ocorrerem neste ano e as lutas importantes como a mobilização dos secundaristas. Este novo cenário se deve por conta das mobilizações de Junho de 2013 que fez o cenário nacional mudar e deixar setores como Dom Odílio na defensiva.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias