×

O IMPEACHMENT E OS NEGROS | Quando bandido bom é engravatado e quem morre são os negrxs.

Neste domingo aconteceu o escárnio televisionado da votação do impeachment que escancara o reacionarismo e conservadorismo dos deputados e as posturas racistas, machistas e LGBTfobicas e alheia aos trabalhadores.

Jenifer TristanEstudante da UFABC

quarta-feira 20 de abril de 2016 | Edição do dia

Neste domingo aconteceu o escárnio televisionado da votação do impeachment que escancara o reacionarismo e conservadorismo dos deputados e as posturas racistas, machistas e LGBTfobicas e alheia aos trabalhadores.

Desde o fim da escravização os negrxs se mantém marginalizados socialmente, ou seja, se mantém à margem de um regime burguês que legitima e usa o Estado como “balcão de negócios burgueses” para garantir a desigualdade social e a propriedade privada dos meios de produção. Mas isso não tem sido assim porque os negrxs ou os trabalhadores não se esforçaram o suficiente e sim porque nunca foram criadas condições objetivas pra isso e porque ao longo dos séculos o objetivo sempre foi manter as massas negrxs no seu lugar (miséria, exploração e mão de obra barata).

Quase todos os deputados falaram de suas famílias, para usar de argumento em defesa do impeachment, as palavras “família” e “deus” apareceram em quase todas as falas. Engraçado é que ninguém falou em nome das mães que tem seus filhos assassinados pela policia, pelas mães que já nascem com suas vidas criminalizadas por serem negrxs e sabem que a qualquer momento podem perder seus entes queridos, pelo contrário esses caras querem mais é ver os negrxs morrerem porque a policia genocida que existe no Brasil é insuficiente; querem inclusive reivindicar torturadores da ditadura como fez o Bolsonazi.

Das chacinas à família “tradicional brasileira”: quando nossas vozes serão ouvidas?

Este impeachment é uma medida completamente antidemocrática: é um processo onde quase 400 deputados (em sua imensa maioria homens e brancos) passam por cima da votação de milhares de brasileiros, mesmo não concordando com o PT e muito menos ainda com essa direita, esses caras decidiram passar por cima do voto universal medida antidemocrática que ao mesmo escancara que a democracia serve para garantir direitos de uma minoria em detrimento da maioria.

E os ataques dessa minoria são cada vez maiores, não tem educação, saúde, transporte de qualidade, não tem direito à vida e muito menos ao futuro e a população, os negrxs e as mulheres negras em especial são as que mais sofrem, com as demissões, com as dores causadas pela morte ou quando o fim é lento pois o tráfico também acaba sendo uma alternativa frente a falta de oportunidades. Enquanto isso, no Congresso, no Senado, no regime político brasileiro são rios de dinheiro envolvidos com corrupção escândalos de desvio de dinheiro, mas os responsáveis nunca são presos e muitas vezes são até “perdoados”.

Mas para a população trabalhadora, negra e pobre, as prisões contem 32% de presos sem julgamento, sim!! Tem negrxs e negrxs presos sem motivo, pois o suspeito padrão não é o engravatado que rouba de todos os serviços básicos e quando é descoberto tem todas as vias para se defender advogados, amigos, propinas e por aí vai.

Esse parlamento não representa a população brasileira quando a gente liga a TV dá quase pra acreditar que tem poucos negrxs no Brasil onde eles estão? E os LGBTs? Apenas Jean Wyllis. E as mulheres que são maioria da população e são quase inexistentes no parlamento.

Nossa saída é na rua e na luta!

Não tem saída para nós jovens, negrxs, lgbts, mulheres que seja aliada a essa bancada conservadora, não há saída para nós por fora de se enfrentar com essa direita e com o próprio PT que deu espaço para esses conservadores e fundamentalistas, que impediu o avanço progressista de demandas democráticas simples como a legalização do aborto e das drogas, sendo que o aborto ilegal e o tráfico seguem matando a juventude.

Se alguém ainda tinha alguma duvida do pra que serve o Estado acho que ela foi sanada domingo, esses resgatam a ditadura, resgatam torturadores. E nós como saída temos que resgatar nossos exemplos; esses sim de luta e de resistência, aquela casa só será do povo quando organizados tomarmos aquele espaço por direito, como tem feito os secundas nas ocupações de escola, trabalhadores da educação em MG que ocuparam o gabinete da prefeitura, servidores que ocuparam a secretaria da Fazendo no Rio, essas ocupações são nossos exemplos atuais e podem servir de força para que de fato tomemos esses espaços que são nossos.

Nós existimos e podemos tomar as rédeas do país, temos mais condições que eles, o movimento negrx precisa romper com o PT e suas variantes, precisamos travar uma luta à morte contra esses que mantém nossas vidas na miséria, precisamos estar ao lado dos trabalhadores e da juventude que já vem lutando e dizer de uma vez por todas que bandido bom é o burguês que rouba e saí ileso e nós iremos vingar nossas famílias, todo o sangue negro derramado da escravização até aqui, Amarildos, Claudias, Verônicas, Douglas, Cíceras e tantos outros...

A voz da juventude negra e dos trabalhadores negros precisa ser ouvida! Os sindicatos, o movimento estudantil, as organizações de esquerda e o movimento negro precisam colocar suas forças para organizar um plano de lutas contra o avanço da direita racista e preconceituosa em geral e travar um combate em relação às políticas do governo do PT, que abriu espaço pra essa direita e vem atacando os trabalhadores com cortes nos serviços básicos. Em outro texto coloquei que a burguesia, através das polícias e todo o seu aparato repressivo, atira em nossas costas pois tem medo de encarar de frente a imensidão de pretos nesse pais que tem sede por reparação real.

É preciso nos organizar para dizer bem claramente a essa burguesia que não permitiremos que a juventude continue sendo massacrada em benefício desses políticos burgueses corruptos e nossos direitos continuem sendo rifados em suas negociatas. É chegada a hora em que o embate deve ser frente a frente. Esses parasitas que votaram a favor do impeachment em nome de deus, da família, de torturadores e da ditadura, pois são suas referências, nos obrigam a nos organizarmos daqui em nome das nossas famílias, dos nossos direitos, da nossa educação, de nossas vidas e principalmente porque queremos, nós mesmos, decidir e ter direito ao nosso futuro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias