×

OSASCO | Professores e estudantes da UNIFIEO fecham novamente a Av. Autonomistas em defesa dos salários

Em greve a mais de um mês, professores e estudantes da UNIFIEO organizam mais uma manifestação nas ruas de Osasco em defesa do pagamento dos salários, atrasados a 4 meses

Mateus CastorCientista Social (USP), professor e estudante de História

terça-feira 13 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Nesta terça-feira, dia 13, em Osasco, centenas participaram de uma manifestação chamada pelos professores e alunos da UNIFIEO pelo pagamento dos salários atrasados dos professores. O Ato se concentrou em frente à universidade e foi marchando até a Av. dos Autonomistas, onde tomou por cerca de 1 hora a principal avenida de Osasco, também uma das mais importantes da região.

Em um cenário de intensa crise nacional, a UNIFIEO vem sofrendo uma precarização consciente e planejada pela burocracia universitária, sendo que acumula uma dívida de 20 milhões de reais, fato que tentam usar como justificativa para os mais de 4 meses de salários não pagos aos mais de 100 professores do Centro Universitário, sem contar os 60 professores que já foram demitidos há alguns meses atrás e que ainda não receberam as verbas rescisórias.

A Reitoria afirma que a dívida se deve ao não repasse do FIES, além do reitorado alegar que não está recebendo parcelas de ex-alunos (a maioria da juventude trabalhadora hoje se encontra atolada em dívidas). Contudo, vale lembrar que a universidade é privada e recebe mensalidades caríssimas de milhares de estudantes, além do fato de que os bolsistas são ínfima minoria.

É interessante notar que os únicos que ainda estão com seus salários em dia são os professores de Direito, que estão furando greve em sua maioria e estão deixando de lado a péssima situação de seus colegas. Um dos discursos presentes no ato enfatizou muito bem essa questão: Como é possível que, diante de tamanha injustiça e assédio, esses que ensinam sobre direito trabalhista e ética podem ignorar 4 meses de salários não pagos? Que tipo de advogados e juízes formarão?

A adesão dos estudantes ao movimento dos professores é muito importante, muitos estão lutando lado a lado de seus educadores, sendo que alguns fizeram discursos enfatizando a importância que essa luta seja apoiada por todos os estudantes para além da UNIFIEO, devido a gravidade da situação.

Veja entrevista feita pelo Esquerda Diário com Prof. Roxo, em que comenta a importante mobilização na UNIFIEO

Veja momento em que a Av. dos Autonomistas foi bloqueada:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias