×

TRIBUNA ABERTA - LUTA DOS TRABALHADORES | Professores do Paraná Preparados! A Mãe de todas as Batalhas no Estado inicia nessa Segunda-Feira (27)

Os professores da rede pública estadual de educação do estado do Paraná se reuniram em assembleia no último sábado, deixando aprovada a retomada da greve iniciada em fevereiro desse ano, a partir do dia 27.

terça-feira 28 de abril de 2015 | 00:07

Os professores da rede pública estadual de educação do estado do Parana, reuniram em assembleia no último sábado dia 25 em Londrina, no norte do estado. Ficou aprovado a retomada da greve, iniciada em fevereiro desse ano, a partir do dia 27/04, em resposta aos últimos ataques do Governo do Estado.

No dia 9 de Março, a categoria em assembléia havia aprovado um recuo tático na greve por conta do compromisso do Estado do Paraná em discutir exaustivamente com a categoria sobre as possíveis mudanças, fato que não ocorreu. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Paraná, aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 252/2015 que dispõe sobre as mudanças no regime de previdência dos servidores do Estado. Entre outras maldades, o projeto de Lei autoriza o governo do Estado a retirar do caixa da previdência até 2 bilhões por ano para pagamento de servidores da ativa e aposentados, o que pode exaurir a previdência em 3 anos, deixando várias famílias de servidores sem a aposentadoria no fim de sua jornada de trabalho.

O projeto de lei será votado durante a próxima semana. Em resposta à retomada da Greve, a Secretaria da Educação do Paraná publicou em seu portal que fará descontos por faltas dos professores que aderirem à greve, determinando que cada diretor envie diariamente a lista de presença das escolas. Para engrossar ainda mais o caldo, a secretaria de Segurança Pública do Paraná determinou a apresentação de mais de 1000 policiais militares para a formação de um cerco à praça Nossa Senhora da Salete e arredores da Assembléia Legislativa, para impedir que manifestantes impeçam a votação na próxima semana.

O Prof. Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, entidade que representa a categoria no estado, classificou a mobilização policial no Centro Cívico como “coisa de ditaduras, de regimes autoritários, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito”, lamentou. A APP-Sindicato,convocou à toda a categoria que se reúna na Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, cerca de 800 metros do cerco formado por policiais, a partir dessa segunda feira às 7 horas da manhã.

A Luta no Paraná promete ser quente nos próximos dias! Os professores já se mobilizaram novamente e estão vindo de todos os cantos do estado para o que se tem chamado de "A Mãe de todas as Batalhas!" Basta saber agora até quando o Governador Beto Richa (PSDB) vai aguentar à pressão dos educadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias