×

GOVERNO IBANEIS | Privatização da CEB: por que somos contra?

A Companhia Energética de Brasília, que hoje possui mais de 80% sob controle do estado, será desestatizada e colocada completamente nas mãos de empresários. Maiores tarifas, piores serviços e demissões em massa, é que está no horizonte junto à privatização da CEB. Bom para os lucros, péssimo para a população trabalhadora de Brasília.

quarta-feira 14 de outubro de 2020 | Edição do dia

Com o discurso de "ineficiência", o governo do DF nas mãos de Ibaneis Rocha (MDB), na esteira da política privatista do governo Bolsonaro e Paulo Guedes, avança para a privatização da CEB, uma das melhores empresas de energia do país, que no ano passado teve lucro líquido de R$ 119 milhões. Dinheiro este que vai para o estado e poderia ser investido em serviços públicos. Ontem foi votado pelos acionistas a provatização, e hoje acontece uma audiência pública para o "esclarecimento" da população em relação a desestatização. Uma farsa pra dizer que esse processo totalmente de cima para baixo está ocorrendo em acordo com a população.

A energia é um setor estratégico, que precisa estar a serviço da população, e não à mercê dos desejos de lucros exorbitantes dos empresários. Não só é fundamental manter e alcançar 100% de estatização, como o controle desse gigante recurso deve estar nas mãos dos trabalhadores da CEB, e da qualidade do serviço controlada pela população usuária. O governo mente dizendo que as contas de luz não vão aumentar, mas qualquer lugar onde houve privatização desse tipo de serviço no Brasil mostra que isso é mais uma mentira do GDF e que a realidade é outra.

Por falar nos trabalhadores da CEB, junto com a privatização vem as demissões, e já está indicado processos de PDV - Programa de Demissão Voluntária, para ir retirando aqueles mais antigos com mais direitos, deixando-os na instabilidade do desemprego em meio à crise, e contratando com baixos salários e sem direitos, precarizando a vida de todos que trabalham para garantir que tenhamos energia em nossas casas.

Quem quer comprar a CEB?

Em sua maioria, empresas controladas por capital estrangeiro já demonstraram interesse no leilão tutelado pelo GDF e pelo BNDES, que será realizado pela Bolsa de Valores de SP. Com valor muito abaixo do esperado, se apoiando no discurso mentiroso de que a CEB não da lucros. Não é novidade para ninguém que esse regime golpista sob o governo Bolsonaro quer entregar de bandeja o país e seus recursos naturais, ainda mais que os governos anteriores, para seus amos imperialistas.

Entre as companhias de energia que disputam o controle da CEB pelo valor de R$ 1,4 bilhão, está a ENEL SpA. Essa empresa foi considerada em 2019 a pior empresa de energia do país, pelos péssimos serviços e tarifas abusivas para a população. A experiência da nossa vizinha Goiás, comprada justamente pela Enel, é um dos exemplos do porquê defendemos e chamamos todos os brasilienses a serem contra a privatização da CEB.

Caos no Goiás

Foi no quarto mandato de governador do tucano Marconi Perillo (1999-2006) (2011-2018) e durante o governo golpista de Temer que a fornecedora de energia CELG-D foi privatizada no Goiás. Após assumir os serviços da CELG-D, a ENEL impôs um corte de funcionários chegou a quase 50% do quadro geral, aumentando as cobranças e a carga de trabalho dos trabalhadores. Enquanto companhia de geração e distribuição de energia goiana, a compradora ENEL acumula multas por má prestação de serviço, deixando residências e pequenos produtores sem energia por dias e até semanas. O caos fica instalado, na capital Goiânia mais de 10 quedas de energia ocorreram somente hoje, 13 de Outubro, não apenas nas residências mas nos comércios, semáforos e etc. A população fica literalmente "no escuro" sobre a resolução do desabastecimento recorrente. As crises na pequena produção levaram até mesmo a demissões em pequenas cidades do estado. Enquanto isso, o valor das contas de energia já subiram acima dos 30%.

Até mesmo as Federações da Agricultura e Pecuária e do Comércio do Estado estão mobilizadas contra o desabastecimento energético e o caos gerado pela privatização, exigindo do governador Caiado (DEM) alguma solução. Se para esses "donos de tudo" está uma situação insustentável, imagine para o trabalhador que sofre com o descaso e os prejuízos causados pelas constantes quedas por todos os lados.

A CEB é do povo!

Por todos esses motivos elencados acima, em defesa dos empregos, da qualidade do serviço e contra aumentos abusivos das tarifas de energia é que o Esquerda Diário e a Juventude Faísca se posiciona contra a privatização da CEB. Chamamos todas e todos trabalhadores e população a se posicionar junto a nós. É uma lástima que não haja uma grande campanha e mobilização dos partidos políticos de esquerda e dos sindicatos de trabalhadores contra mais essa ofensiva à população.

Seria possível uma campanha nacional unificando diferentes categorias de trabalhadores e organizações populares, mobilizando efetivamente para barrar as privatizações a nível nacional. A CUT DF faz textos contra a privatização, mas eles não tem a força que a mobilização e unificação dos trabalhadores tem para de fato barrar esse ataque à população.

A CEB é do povo e não do lucro dos empresários ou dos interesses de políticos que governam para eles como Ibaneis, Bolsonaro e Guedes, por isso defendemos que sejam os capitalistas a pagarem a crise econômica e não a população. Defendemos a completa estatização da companhia, o controle de qualidade pela população e a gestão pelos trabalhadores da CEB. Essa seria também uma saída para enfrentar o agravamento da crise ambiental na qual estamos vivendo, que pode levar as épocas de seca do DF a serem completamente catastróficas em poucos anos.

Apenas os trabalhadores e a população, que não visam lucros desenfreados às custas de vidas e do nosso planeta, poderiam investir na busca por uma produção sustentável de energia, que não colaborasse, somado às queimadas criminosas e outros fatores, para o aumento da temperatura da Terra que leva às catástrofes climáticas. Sobre este tema, convidamos para roda de conversa, no Parque da Cidade, neste domingo, veja aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias