×

CORRUPÇÃO | Presidente do PSDB e da Saneago são presos em Goiás

Nesta quarta-feira (24), a PF prendeu o presidente do PSDB-GO e diretores da empresa. O esquema de corrupção desviou mais R$4,5 milhões em recursos federais por meio de licitações fraudulentas da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Segundo a investigação, o dinheiro seria usado para pagamento de dívidas políticas e atividades do partido.

quarta-feira 24 de agosto de 2016 | Edição do dia

O dinheiro era desviado de recursos do PAC, do BNDES e da Caixa Econômica Federal. Foram abertas licitações frias da Saneago e empresas que pagavam propina ganhavam essas licitações. Os recursos repassados pelo Governo Federal eram entregues para as empresas e devolvidos ao presidente da Saneago, José Taveira.

Fraudar licitações é uma das formas favoritas de desvio de dinheiro público na democracia capitalista, amplamente utilizada pelos políticos corruptos e seus comparsas que ocupam cargos importantes nos governos. José Taveira Rocha, que foi preso, é presidente da Sanego e já foi Secretário da Fazenda e presidente do Detran-GO sob gestão do mesmo Marconi Perrillo, que atualmente é governador do estado de Goiás pelo PSDB.

Foram presos temporariamente, além dele, Afrêni Gonçalves, presidente do PSDB de Goiás, Robson Salazar, da direção da Sameago e Nilvane Costa, empresária. Em prisão preventiva outras 11 pessoas foram presas, entre membros do PSDB, diretores e funcionários da Saneago. Mais 21 mandados de conduções coercitivas e 67 de busca e apreensão em sedes de empresas envolvidas nas licitações e do partido tucano estão em execução pela PF.

O esquema de corrupção não traz nada de novo sobre a política capitalista: um dinheiro que deveria ser aplicado na sociedade é embolsado por um pequeno grupo de empresários, políticos e altos cargos do governo. O PSDB, embora tenha defendido o golpe institucional "contra a corrupção" tem inúmeros escândalos de desvio de dinheiro público em sua conta, seja no governo de Goiás, São Paulo, prefeituras ou nos seus tempos de Governo Federal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias