×

PRIVATIZAÇÃO CAMPINAS | Prefeitura de Campinas quer privatizar todos terminais de ônibus

Danilo ParisEditor de política nacional e professor de Sociologia

quarta-feira 21 de outubro de 2015 | 21:54

Jonas Donizette (PSB) quer privatizar todos terminais e estações de transferências de ônibus de Campinas. Essa medida é mais uma mostra que seus objetivos com o transporte público da cidade é continuar aumentando os lucros das empresas e piorando a qualidade do transporte.

Essa é mais uma medida que enche de alegria os empresários dos transportes, amigos de longa data de Jonas. Segundo publicação do Tribunal Superior Eleitoral, a Transurc (grupos de empresas privadas que controlam o transporte na cidade) doou mais de 117 mil reais para campanha do prefeito do PSB. Do mesmo modo financiaram o corrupto Dr. Hélio (PDT), pois a lógica dos empresários é financiar os candidatos para conquistar aliados que garantam que seus lucros continuem aumentando.

Jonas como retribuição aos seus amigos empresários, em janeiro desse ano elevou de R$ 3,30 para R$ 3,50 a tarifa do ônibus. Não contente com isso, nesse mesmo período Jonas anunciou uma elevação do subsídio (repasse de dinheiro público que a prefeitura entrega aos empresários) de 1 milhão mensais para 2,5 milhões, e poucos meses depois aumentando novamente para 5 milhões. Mas a ganância não para por aí, para cortar gastos e aumentar ainda mais os lucros, a prefeitura junto com empresários retiraram todos os cobradores, exigindo dos motoristas essa dupla função.

Enquanto as empresas lucram, a população e os trabalhadores do transporte sofrem. Os ônibus estão cada vez mais lotados e uma série de linhas foram cortadas. A sede pelo lucro coloca a vida da população em risco e são cada vez mais recorrentes ônibus que quebram durante o trajeto e acidentes, como o que ocorreu ontem na Av. Amoreiras quando mais de 10 pessoas ficaram gravemente feridas após a colisão entre dois ônibus articulados. Os motoristas, obrigados a realizar a função de cobradores enquanto dirigem, estão cada vez mais sobrecarregados de trabalho, o que resulta no aumento de acidentes. E ainda nessas condições, repetidas vezes tem seus salários e benefícios atrasados, o que tem gerado reação na categoria que nos últimos anos realizou uma série de paralisações espontâneas.

O transporte em Campinas é o retrato desavergonhado da relação entre as empresas privadas e os políticos capitalistas, são verdadeiros sanguessugas dos trabalhadores e da população. O transporte na mão desses é a certeza de vidas em risco e da qualidade do transporte cada vez pior.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias