×

CHILE | Portuários do Chile param nesta quarta-feira em meio à votação pela retirada dos fundos de pensão

Semana passada, trabalhadores portuários do Chile anunciaram uma greve nacional durante a votação do Senado sobre a lei que permitiria que os trabalhadores retirassem até 10% de suas economias dos fundos de pensão privados. Diante da atual crise econômica, Piñera e os empresários rejeitam o projeto apoiado por mais de 80% da população .

sexta-feira 24 de julho de 2020 | Edição do dia

Por meio de comunicado, a União Portuária do Chile anunciou que paralisará suas funções nos quase 20 terminais em todo o país, pela retirada de 10% do fundo de pensão.

A lei, apresentada ao parlamento em meio à crescente inquietação sobre a terrível situação econômica, é apoiada por 82% da população que deseja retirar até 10% de suas economias do sistema de pensão, que no Chile é privado. Esse sistema, chamado AFP (Administradora de Fundos de Pensões), é uma das principais heranças neoliberais da ditadura de Pinochet e é defendido pelos empregadores e por Piñera, que se recusam a permitir que os trabalhadores retirem fundos antecipadamente. A batalha por essa lei teve um primeiro capítulo na semana passada, durante o tramitação na Câmara dos Deputados, com panelaços, protestos e uma primeira greve de portuários. Agora, uma nova semana de protestos está se formando durante a tramitação no Senado.

Os trabalhadores portuários apontaram que a aprovação dos deputados não teria sido realizada sem a pressão popular e pediram aos demais setores produtivos que deixassem a passividade e se mobilizassem.

A União Portuária do Chile anunciou que ficará paralisada a partir das 10h de quarta-feira.

Em comunicado, o União Portuária indicou que: "estamos cientes de que, nesse caso, sem pressão popular, o projeto não teria prosperado ", em relação à votação na quarta-feira passada na Câmara dos Deputados, quando eles também paralisaram suas funções.

Os portuários também falaram sobre a rejeição dos deputados do chamado Fundo de Solidariedade. Esse fundo foi um segundo artigo da lei de aposentadoria antecipada, que foi rejeitada no parlamento e obrigou o governo a elaborar um plano para devolver aos trabalhadores os 10% que retirariam por meio de contribuições estatais ou de empregadores. Isto é, com a rejeição dos deputados, corre-se o risco de os trabalhadores receberem, no futuro, uma aposentadoria menor, devido à retirada antecipada da economia nessa situação excepcional.

Por isso, o sindicato dos portuário disse em sua declaração que: "Consideramos que o que aconteceu na Câmara dos Deputados foi uma vitória parcial, pois, embora a retirada tenha sido aprovada, lamentamos que o fundo de solidariedade (...) tenha sido rejeitado ".

Por fim, pediram a mobilização dos trabalhadores: "Apelamos ao restante dos setores produtivos para que deixem de ser passivos e se mobilizem. Hoje, pelos 10% sem letras miúdas e pelo fundo de solidariedade, amanhã, para acabar com esta Constituição neoliberal e o Sistema AFP ".

O chamado à paralisação e os prováveis ​​protestos que serão vistos nos próximos dias surgem em meio a uma situação adversa para Pïñera, que não só vem sofrendo o revés parlamentar, mas sua imagem está no chão, com apenas 16% de aprovação.

As últimas pesquisas também indicam que 73% dos chilenos discordam da implementação do plano de abertura "Passo a Passo", apresentado pelo governo no domingo passado e cuja principal motivação é "iniciar a economia" às custas da saúde dos trabalhadores.

A solução proposta pelo governo é que os trabalhadores continuem expostos ao contágio, como tem sido desde o início das “quarentenas” feitas sob medida para os empregadores, que mantêm setores não essenciais, como mineração, indústria e fast food em funcionamento para salvaguardar a economia, independentemente do número crescente de casos ou mortes pela Covid-19, que já ultrapassaram 12 mil.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias