×

ECETISTAS | Por que os ECTistas devem lutar contra a PL 555?

quinta-feira 3 de março de 2016 | 00:00

Primeiramente é necessário saber o que é o PL 555. Se trata de um projeto de lei que já está em trâmite no Senado, podendo ser aprovado nos próximos dias, que sob o pretexto da “transparência” na condução das estatais, o projeto traz em suas normas gerais a determinação de que “empresa pública e sociedade de economia mista serão constituídas sob a forma de sociedade anônima”, ou seja, permite abrir os capitais das empresas 100% estatais (ou seja abrir as portas da privatização).

Nos correios os efeitos do avanço das medidas privatistas são responsáveis pela precarização do trabalho na ECT e é sentida por toda a categoria: acúmulo de função de caixa e bancário para os atendentes, absurda sobrecarga de trabalho pela não abertura de concurso e, consequentemente, falta de mão de obra, avanço da terceirização e sucateamento pela terceirização do plano de saúde. Consequência disso é o péssimo atendimento à população. Com a PL 555 o quadro se agravará pois os interesses da empresa ficarão submetidos ao do lucro dos acionistas majoritários e não aos da população e muito menos aos dos ecetistas.

Muitos dizem que a privatização é a única solução para resolver a corrupção na empresa e a má gestão de seus administradores, porém, apesar da corrupção e a má gestão serem fatos inegáveis na empresa, a privatização não é garantia nenhuma de resolução desses problemas. Na maioria dos casos o que prevalece é o contrário como no crime ambiental da Samarco-Vale. A única garantia da privatização é o ataque aos trabalhadores. Para resolver é necessário que a empresa se permaneça estatal e seja controlada pelos trabalhadores e a população.

Para Natalia Mantovan, atendente e delegada sindial de campinas: “Sem dúvida a aprovação do PL 555 significará um enorme ataque aos ecetistas. É necessário um combate a ele. Apesar desse PL ser do PSDB, não podemos confiar no discurso nem na Articulação PT (CUT) que dirige importantes sindicatos como Distrito Federal e está na direção da Fentect, nem na direção dos sindicatos da FINDECT (CTB/PCdoB), pois nunca travaram uma luta séria contra as medidas privatistas porque são atrelados ao governo Dilma-PT, o mesmo que vem implementando tais medidas e que junto a Serra, acabam de comenter um crime aos trabalhadores brasileiros ao realizar a entrega do pré-sal. A Intersindical e a Conlutas tem que organizar, não só mas também, os ecetistas desde as bases para lutar (não só no discurso com tem feito ultimamente) contra mais esse ataque.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias