×

PANDEMIA | Política de Bolsonaro e do golpe institucional faz 7 estados baterem pico de mortes por Covid-19

Entre os 26 estados e o distrito federal, Roraima, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná e Amazonas superaram o momento mais grave e letal da pandemia. Nítido reflexo da política negacionista de Bolsonaro, junto à gestão demagógica de Doria e dos governadores que não garantem testes e demais políticas de combate à pandemia.

quinta-feira 25 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Michael Dantas/AFP

Além da situação nos estados, já são mais de 250 mil brasileiros que morreram com o Coronavírus desde quarta (24). Quase todos estados têm um número crescente de mortes, após os meses que diminuiu até novembro. No Amazonas o novo pico de mortes é mais que o dobro do segundo maior pico em 2020 com 149 por dia, aconteceu no início de janeiro naquele momento dramático na qual muitos morreram por falta de oxigênio e a postura do governo tirar o corpo fora, dizendo que já havia feito mais do que deveria. A situação nesse estado antecipa o que pode acontecer nos outros.

Ceará, Pernambuco, Pará e Maranhão tiveram situações no início da pandemia, hoje estão em um cenário menos pior, porém com crescimento no número de mortes. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul tiveram uma contaminação tardia comparados com outros estados e hoje estão com um enorme aumento de mortes.

São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina ainda não superam o auge de contaminação e mortes de 2020, mas se aproximam. Tirando o RJ, nesses estados as mortes e infecções seguem crescendo e apresentam a nova variante do Amazonas, alguns estudos indicam que ela seja mais contagiosa.

No Brasil hoje morrem 1127 pessoas diariamente pelo covid-19.

Toda essa catástrofe que vivemos foi preparada pelo Bolsonaro, governadores, STF, todos agentes do regime do golpe que vivemos. Não existiram testes suficientes, nem proteção com EPI’s adequados aos trabalhadores, impedindo que houvessem todas medidas sanitárias, o direito ao isolamento social foi para poucos, toda pressão de retomada do trabalho, escola presencial etc são fatores que mostram a sede de lucrar dos empresários e o desprezo pelo vida expresso pelo governo reacionário que serve à alegria do bolso dos bilionários. Os governadores, o congresso, apesar de em alguns momentos se dizerem oposição ao Bolsonaro falando demagogias, na verdade, também são responsáveis pelas mortes.

É necessário um plano urgente que garanta a vacinação para todos, começando por quebrar as patentes privadas que tornam as vacinas uma mercadoria para o lucro, é urgente que a saúde e toda vacinação públicos. A logística necessária para a imunização pode ser feita sob controle dos trabalhadores e usuários do sistema de saúde.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias