×

Militares | Pesquisa feita em 28 países aponta que apenas 30% dos brasileiros confiam nas Forças Armadas

Quando comparados com habitantes de outros países, brasileiros estão entre os que menos confiam em suas Forças Armadas, de acordo com pesquisa "Confiabilidade Global", do Instituto Ipsos, que foi realizada em 28 países entre maio e junho. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.

terça-feira 9 de agosto de 2022 | Edição do dia

Apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares. O índice é igual ao atingido entre os poloneses. E só não é mais baixo do que os verificados entre os colombianos (29%), os sul-africanos (28%) e os sul-coreanos (25%).

A taxa brasileira ficou 11 pontos percentuais abaixo da média global, de 41%. O sentimento de credibilidade também caiu em relação ao ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nos militares.

O levantamento mediu a percepção de cidadãos sobre a confiança relacionada a algumas profissões. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.

64% dos brasileiros que responderam à pesquisa apontaram os professores como o grupo mais confiável. Depois aparecem os cientistas (61%) e os médicos (59%). O levantamento, online, consultou 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram do Brasil.

Em um país em que a polícia mata negro e pobre, promove chacinas e as forças armadas serviram de pilar do governo Bolsonaro, que promoveu a fome, a pobreza, as centenas de milhares de mortes por covid, em que os políticos são esses que se aliam por cima pra arrancar direitos da classe trabalhadora, junto a outros setores do regime, é expressivo que a população nao confie nesse setores. Precisamos confiar nos professores, trabalhadores no geral, confiar na força de nossa classe contra os banqueiros, forças armadas e políticos que querem descarregar a crise em nossas costas.

A pesquisa foi realizada na Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grã-Betanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e EUA.

Editorial MRT: Contra o golpismo de Bolsonaro e as reformas: manifestações e greves sem banqueiros e empresários

Dados colhidos em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/08/brasileiros-estao-entre-os-que-menos-confiam-nas-forcas-armadas-diz-pesquisa-com-28-paises.shtml




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias