×

Machismo | Pedido de cassação de MamãeFalei é aprovado unanimemente pelo Conselho de Ética da Alesp

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou hoje, terça-feira (12), o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar, pedido feito após as falas asquerosas emitidas pelo deputado acerca das ucranianas refugiadas.

terça-feira 12 de abril de 2022 | Edição do dia

Depois da Comissão de Ética da ALESP ter aprovado a cassação do mandato, ele seguirá agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato ocorrerá se a maioria dos 94 deputados estaduais, ou seja, pelo menos 48, votarem a favor do projeto. A cassação também impede que Arthur se candidate a cargo público nos próximos oito anos.

Votado no Conselho em regime de urgência, a quebra de decoro parlamentar foi sustentada pelo relator, deputado Olim, com base em três denúncias: captação irregular de recursos para uma entidade civil; confecção de coquetéis molotov e o envio de áudios depreciativos às mulheres ucranianas.

O MBL, movimento direitista e golpista do qual Do Val faz parte, compareceu à Alesp durante a votação. Com cartazes, gritaram na porta do local da reunião "Não à cassação".

As gravações de um grupo de amigos no WhatsApp foram divulgadas no início de março de 2022, quando Arthur do Val estava na Ucrânia representando o MBL (clique aqui para ver esta matéria). Nos áudios machistas, o parlamentar compara a fila de refugiadas à entrada de uma balada, e chega a pronunciar a fala nojenta de que as ucranianas "são fáceis porque são pobres", além de incitar a prática de turismo sexual afirmando que voltará ao país após a guerra.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias