×

CHILE | Partidos da ordem unem-se para assegurar regras antidemocráticas da Convenção Constituinte

Após o aparecimento do "Porta-voz dos Povos", os partidos da ordem saíram para rechaçar fortemente as declarações desta coordenação.

terça-feira 15 de junho de 2021 | Edição do dia

Durante esta semana foi apresentado o "Porta-voz dos povos para um novo Chile", uma articulação composta por 34 constituintes pertencentes à lista dos povos, movimentos sociais e povos nativos. Eles se declaram independentes dos partidos tradicionais, do poder econômico e eclesiástico, e apontam, entre outros pontos:

"(...) Nós nos comprometemos a tornar efetiva a soberania popular da assembleia constituinte, expressa tanto nas regras e regulamentos a serem concedidos, sem nos subordinarmos a um Acordo de Paz que nunca foi assinado pelo povo. Afirmamos também o respeito a toda a institucionalidade de nosso país, que terá que ser submetida finalmente à deliberação popular".

Além disso, eles estabelecem 6 garantias democráticas para o processo constituinte: Liberdade para os prisioneiros da revolta e Mapuche; Verdade e Justiça pela violação sistemática dos direitos humanos ontem e hoje; Reparação para as milhares de vítimas de violações dos direitos humanos, juntamente com o fim da devastação socioambiental e de todos os projetos que buscam aprofundá-la; Desmilitarização do Wallmapu, para dar lugar a um Estado Plurinacional; Não mais expulsões de imigrantes; e Soberania, o processo aberto não pode ser limitado por regras imutáveis, mas deve ser expressivo da vontade popular.

Pode te interessar : A voz do povo: um passo à frente que somente com mobilização e auto-organização pode pôr fim aos legados e ao regime ditatorial.

Reação em cadeia dos partidos da ordem

A resposta da casta política tradicional a esta coordenação não demorou muito a aparecer. Assim, 91 pessoas ligadas aos governos da antiga Concertação assinaram um documento para "defender a Convenção Constitucional", onde declaram, num tom semelhante ao declarado pelo governo: "Hoje, uma parte minoritária dos 155 constituintes eleitos democraticamente, supostamente investidos por algum outro tipo de soberania popular, pronuncia-se pela ignorância das regras convencionais acordadas e ratificadas pela mais alta maioria em democracia. É um gesto que corre o risco de dificultar a implementação da Convenção, minando as bases e regras sobre as quais ela foi convocada".

Pode te interessar: Velha Concertação se endireita para defender os shenanigans da convenção: 91 figuras ’centro-esquerda’ assinam carta contra a ’Voz do Povo’.

Por sua vez, Joaquín Lavín, candidato à presidência da UDI, declarou: "É muito ruim que haja pessoas que estejam lá e hoje digamos que vamos fazer o que queremos" (...) "Não, você vai fazer o que tem que fazer, que é escrever uma nova Constituição, concordando com 2/3 de seus membros".

O governo, através de seu porta-voz Jaime Bellolio, rejeitou a declaração do porta-voz do povo, dizendo: "Como governo, temos um papel e esse papel é o primeiro de garantir a independência da própria Assembleia Constituinte. Assim, que alguns querem confundir e enganar o povo chileno, dizendo que as regras que a grande maioria do país votou não são mais válidas, é um ato de pouco apreço pela democracia".

Por sua vez, Yasna Provoste, presidente do Senado, comentou em um programa de rádio: "Nenhum grupo hoje tem a possibilidade de impor regras de funcionamento ao outro. Isto exige um rápido progresso na imposição das condições das regras de funcionamento da Convenção, que é uma tarefa assumida pela própria Convenção desde o início"; na declaração de que o porta-voz dos povos não estará subordinado ao Acordo de Paz, ela disse "É muito estranho, porque é precisamente o Acordo de Paz que estabelece o cronograma constituinte".

A Suprema Corte também se juntou a este debate, uma vez que o texto do pacto de paz afirma que a Suprema Corte será responsável pela resolução de disputas sobre a lei que surgirem durante os trabalhos da convenção, ou seja, ela será responsável pelo monitoramento do cumprimento das regras.

As declarações do antigo regime expressam o temor que têm da força auto organizada que se manifesta nos movimentos sociais, nos povos nativos e nos diferentes territórios.

Também é interessante como sua ideia de democracia se aplica para defender um pacto adaptado ao regime e às grandes empresas, mas não para respeitar o direito válido da população de protestar quando, através das instituições criminosas de segurança e ordem do Estado, assassinaram, mutilaram e violaram os direitos humanos de mulheres, trabalhadores e aldeões, desde o surto social de 2019; sem mencionar o tratamento que deram às comunidades Mapuche instalando uma zona militarizada e permitindo a existência de grupos paramilitares na área de Wallmapu.

Como Partido de Trabalhadores Revolucionários concordamos com o chamado que eleva a voz dos povos, e acreditamos que somente com a força da mobilização conseguiremos impor essas medidas. Ao mesmo tempo, pensamos que este porta-voz deve estar ligado à coordenação com sindicatos, assembleias territoriais, organizações estudantis e as famílias dos prisioneiros da revolta, para que o que é proposto possa ser cumprido e possamos avançar em direção a uma Convenção verdadeiramente soberana.

A unidade e coordenação da classe trabalhadora junto com o povo é vital, porque a oligarquia chilena e os partidos tradicionais travarão uma grande luta para não ceder e defender os termos da Convenção.

Por esta razão, os espaços de discussão que a lista do povo levanta devem ser abertos, e não para aqueles que cumprem os requisitos que eles impõem, mas acima de tudo deve avançar para criar comitês de ação, de luta, de greve, que junto com as organizações territoriais, retomem o caminho que Outubro abriu para chegar a uma greve geral que permita enfrentar o regime herdado da ditadura.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias