×

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS | Para acelerar privatização da Eletrobrás, Temer quer encerrar contratos antes de seu fim

Temer quer conseguir encerrar os contratos hoje vigentes com a Eletrobrás até 2018 para conseguir leiloar 13 usinas da estatal

terça-feira 3 de outubro de 2017 | Edição do dia

O governo Temer estuda a possibilidade de encerrar os contratos das usinas da Eletrobrás antes de seu final. A medida seria parte de uma tentativa de avançar em seu pacote de privatizações, que contou também com estatais como a Cemig.

Esse ataque permitiria ao Golpista Michel Temer buscar novos contratos para as usinas da estatal, e não só para as mais antigas que já tinham renovado seus contratos durante o governo Dilma.

Tucuri, Serra da Mesa Itumbiara, Sobradinho e Balbina são algumas das usinas que poderiam ter novos contratos caso Temer avançasse com a ideia, além de outros ativos que ainda são 100% estatais e controlados por subsidiárias da Eletrobás. Temer assim, busca dar passos mais rápidos para tirar do controle estatal essas usinas e as entregar ao capital privado, especialmente ao estrangeiro.

Para Temer, a venda das empresas é uma importante fonte de renda para os projetos de ataques do Governo. Juntas, as 13 usinas mais antigas da Eletrobrás, que somam 8 mil megawatts de garantia física, devem gerar cerca de R$ 7,7 bilhões para os cofres da União. O valor é apenas um terço do valor integral das usinas, mostrando que o governo está de fato entregando de mão beijada nossos recursos estatais para as empresas privadas. As intenções para as usinas da Eletrobrás são ainda piores do que se fez com a Cemig, que privatizou as usinas de Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande (que totalizavam 1,972 megawatts, menos do que as 13 da Eletrobrás), e totalizou R$12,1 bilhões no leilão

Pelo fato de a proposta de Temer, de encerramento dos atuais contratos, envolver antecipação de rendas futuras, ela deve passar pelo Tribunal de Contas da União (TCU).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias