×

CONTAGEM REGRESSIVA 8 DE MARÇO - FALTAM 15 DIAS | Pão e Rosas organizou grande atividade em preparação à paralisação do 8/03

“Sejamos milhares de mulheres contra o machismo e o capitalismo” foi o grito ouvido nesse último sábado, dia 18, na atividade organizada pelo Pão e Rosas - Brasil. Em preparação para o Dia Internacional da Mulher – que este ano será marcado por uma importante paralisação internacional convocada a partir do coração do imperialismo –, as mulheres ali presentes demonstraram muita força para lutar contra as violências que vivemos todos os dias e que será colocada em marcha no 8 de março.

Pão e Rosas@Pao_e_Rosas

terça-feira 21 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Entre as mais de 100 mulheres, estavam professoras, metroviárias, trabalhadoras terceirizadas, funcionárias da USP, bancárias, estudantes universitárias e secundaristas de São Paulo e de Santo André.

Iniciaram a conversa sobre a paralisação a ser organizada com uma videoconferência com Tatiana Cozzarelli, militante do Pão e Rosas dos Estados Unidos. Ela falou sobre a Marcha de Mulheres que contou com mais de 500 mil só em Washington logo após a posse de Donald Trump, de onde saiu o chamado à paralisação internacional feita por Angela Davis, Nancy Fraser e Cinzia Arruzza, entre outras importantes ativistas norte-americanas. Mostrou como dali surgiam as primeiras manifestações contra a política machista, racista e xenófoba de Trump, que atingirá fortemente não só as americanas, mas a todas as mulheres do mundo que sofrerão com as suas políticas protecionistas e devastadoras. Que, diferente do Partido Democrata que tenta se mostrar como o polo defensor das mulheres e dos imigrantes, estas ativistas propõem um levante de mulheres massivo que realmente defenda a todas do mundo, e não as poucas que, como Hillary Clinton, se beneficiam da política imperialista de saque do mundo.

A roda de conversa seguiu com várias falas, dentre elas a de Maíra Machado, professora da rede estadual vinda de Santo André, que falou dos vários ataques à educação em curso, como a Reforma do Ensino Médio e a PEC 55. Contou que estes significam profundos ataques à vida dos próprios professores que, na sua imensa maioria mulheres, estão vendo salas sendo fechadas, a educação, privatizada, e por isso sofrerão para ajustar suas jornadas de trabalho em 3, 4 escolas, ainda tendo o peso da dupla jornada, com dificuldade para encontrarem creches para os filhos, com salários ainda mais reduzidos. Disse também que as professoras e seus colegas estão chamados a uma assembleia pela Apeoesp no próprio 8 de março, sob uma política da direção deste sindicato de não unificar com as professoras do município de São Paulo (que também estarão reunidas) e nem com as milhares de mulheres que se unirão em ato de rua na paralisação internacional. E reivindicou que tanto a Apeoesp, quanto a CUT, CTB e centrais de conjunto chamassem massivamente esta paralisação do dia 8, unificando mulheres e homens pelos direitos das mulheres e contra a violência que vemos crescer a cada dia.

Também falou Silvana Araújo, trabalhadora terceirizada, negra, militante do Pão e Rosas. Ela defendeu a unidade das mulheres com o conjunto da classe trabalhadora para lutar contra todos os ataques do governo golpista de Temer, como a Reforma da Previdência, as alterações na CLT e todos os ataques à educação e à saúde, que atingem com ainda mais força as mulheres e negras e negros. E que a paralisação impulsionada pelas mulheres é uma grande oportunidade que temos de impor resistência a estes planos do governo golpista.

Várias outras falas ressaltaram a realidade da mulher negra, o necessário combate à cultura do estupro, a luta pela legalização do aborto, a organização das mulheres contra os assédios nos transportes públicos; e rememoraram o importante exemplo que nos deixaram as mulheres russas que há cem anos iniciaram a Revolução de 1917, que, ao tomar o poder pelas mãos da classe trabalhadora, conquistaram direitos às mulheres que se viam pela primeira vez na história. Que estas devem ser bandeiras e histórias que levantemos neste próximo 8 de março com muita força.

Por fim, Diana Assunção, do Pão e Rosas e da Secretaria de Mulheres do Sintusp, relembrou o nascimento do grupo há 10 anos, quando vimos a necessidade de colocar de pé um movimento feminista que defendesse também as terceirizadas, que são a expressão do maior nível de exploração e opressão que as mulheres sofrem no capitalismo. E que, observando isso, nos colocávamos a tarefa de ser um feminismo classista e revolucionário que luta pelos direitos das mulheres hoje e já e que quer a emancipação total das mulheres e de todos os oprimidos, o que só se dará com a derrota do sistema capitalista. E chamou todas as mulheres presentes a construirmos uma grande força no bloco do Pão e Rosas no dia 8, que expresse de forma impactante essa política, combatendo os ataques do governo golpista de Temer e todos os seus comparsas, que se una à força das mulheres internacionalmente, e que levante também a necessidade de nos unirmos aos homens trabalhadores que juntos combatamos pelas demandas das mulheres, contra o machismo e o capitalismo.

Após a roda de conversa, uma grande confraternização ganhou o espaço da Casa Socialista Karl Marx na Vila Madalena. As mulheres se divertiram muito e se soltaram ao som de vários clássicos no karaokê de mulheres, mostrando que a diversão, liberta da opressão que sofremos todos os dias, pode ser mais plena.
Por isso mesmo que lutamos todos os dias pelo Pão, mas também pelas Rosas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias