Cultura

CENSURA À ARTE

Pais vão à justiça contra censura de idade em exposição no MASP

Mãe e Pai de jovem de 15 anos vão à justiça contra o MASP contra a proibição da entrada de menores de 18 anos.

quarta-feira 1º de novembro| Edição do dia

Estamos vivendo um momento histórico de aspirações conservadoras, mostra disso é a onda de censura que os museus estão passando. O MASP Museu de Arte de São Paulo traz após 2 anos de planejamento a exposição “Histórias da Sexualidade”, a curadoria é do diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa, com a antropóloga Lilia Schwarcz e os curadores Pablo Leon de la Barra e Camila Bechelany. O problema foi que o MASP se curvou diante dos conservadores e pela primeira vez em 70 anos, proibiu a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados pelos pais.

Contra esse cabresto e a favor da arte, a arquiteta Andréa Moraes e o artista plástico Elias Muradi entraram na última sexta feira, com uma ação judicial contra o MASP para que a filha de 15 anos possa ter acesso à exposição. “É lamentável que o MASP tenha cedido a essa demanda obscura, proibindo o acesso a menores a uma exposição que trata de um tema sensível e que diz respeito a todos nós. O museu tira dos pais o direito de decidir o que os filhos devem ver” disse Andréa de Moraes.
O escritório, Dias Brandão Maggi Ferreira, que representa os pais da jovem, alega na ação que impedir os pais de levar sua filha para apreciar as obras de arte, lá expostas, viola direitos consagrados pela Constituição Federal, pelo Código Civil e também pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Acusa o MASP de “desrespeitar os direitos dos pais de dirigir a criação e a educação dos filhos”, além de ofender “os direitos à liberdade, cultura, dignidade, educação, lazer e acesso à informação dos próprios adolescentes”

Existe pelo menos mais uma ação pleiteando o direito à entrada de menor acompanhado dos pais na exposição. Do mesmo modo que as forças conservadoras tentam acabar com o debate de gênero e sexualidade, com a discussão sobre o machismo e o racismo, a censura à arte mostra que os conservadores representados pelos políticos golpistas temem as ideias que se chocam com a sociedade tal como ela é. Para impor o pensamento único tentam impedir o acesso das pessoas ao que foi desenvolvido pelo conjunto da humanidade.




Tópicos relacionados

Censura   /    Arte   /    Cultura

Comentários

Comentar