×

#CRECHEOESTEFICA | Pais, estudantes, funcionários e entidades realizam o II Fórum de Apoio às Creches da USP

Diante da decisão favorável da justiça e da possibilidade sempre presente da Reitoria não cumprí-la ou usar da força policial contra aqueles que resistem às suas arbitrariedades está sendo organizado o II Fórum de Apoio às Creches da USP.

quarta-feira 29 de março de 2017 | Edição do dia

Após a grande conquista que significou a justiça ter acatado a liminar contra o fechamento da Creche Oestedando para a Reitoria o prazo de 40 dias para que ela volte a funcionar “tal e qual antes”, o movimento de defesa da Creche Oeste enviou novo pedido de negociação com a Reitoria e o Superintendente da Assistência Social visando garantir conjuntamente o cumprimento da decisão judicial.

É sabido que o atual Reitor da USP, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, tem a prática de se negar a dialogar com a comunidade,não cumprir decisões judiciais e de utilizar da força policial e repressiva para impor suas vontades, como foi visto contra a manifestação pacífica do dia 07/03 em frente ao Conselho Universitário. Diante dessa decisão favorável da justiça e da possibilidade sempre presente da Reitoria querer novamente não cumprí-la ou usar da força policial contra aqueles que resistem às suas arbitrariedades e que hoje só se mantem ocupando a Creche Oeste para garantir o cumprimento da decisão liminar judicial, está sendo organizado o II Fórum de Apoio às Creches da USP.

Com a presença confirmada de dezenas de entidades educacionais, estudantis, docentes e sindicais além de parlamentares que têm participado e apoiado a luta desde o seu início em defesa da manutenção da Creche Oeste aberta, o dia de quinta-feira, 30/03/17 será marcado pela exigência da comunidade: Zago, cumpra a decisão liminar judicial! Reabra imediatamente a Creche Oeste tal qual ela era! Não a qualquer repressão!

Entre no evento do facebook e confirme sua participação

Abaixo o chamado do movimento à participação de todos nesse Fórum, que ocorrerá dentro da Creche Oeste, a partir das 19 horas, nesta quinta-feira, 30/03.

À Comunidade USP, à sociedade civil e às entidades apoiadoras da Ocupação Creche Aberta

Precisamos nos unir para acabar com o autoritarismo do reitor!

As creches conquistaram mais uma GRANDE VITÓRIA! A justiça acatou nossa liminar contra o fechamento da Creche Oeste (em anexo documento completo)! De acordo com o juiz, o Reitor Zago comete “desvio de finalidade”, ou seja, uma forma de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, pois
“o Conselho Universitário poderia ter sido BURLADO através da realocação recentemente decidida. (...) Impõe-se uma dificuldade com vista a minimizar o funcionamento. Diante disso, há probabilidade de que a decisão administrativa (...) SE REVISTA DE UM RÓTULO QUE OCULTA SEU VERDADEIRO CONTEÚDO”.

A decisão, que tem PRAZO DE 40 DIAS para ser cumprida, diz: “SUSPENDO imediatamente a decisão administrativa que determinou a incorporação da creche oeste à creche central. Caso já tenha sido efetivada, determino que seja reaberta e VOLTE A FUNCIONAR TAL E QUAL ANTES”.

A mobilização pelas creches demonstra a cada dia que o Zago não pode fazer o que quiser com a USP! Ganhamos no CO do ano passado e o obrigamos a ocupar as vagas ociosas das creches. Numa clara MANOBRA ele fechou de maneira autoritária e irresponsável a Creche Oeste durante as férias, para extinguir as vagas na canetada! Por causa disso estamos ocupando a creche há 70 dias, preservando a mantendo um patrimônio material e imaterial da nossa Universidade, como pode ser testemunhado por diversas pessoas que visitaram a Ocupação Creche Aberta. Nossa Ocupação se posiciona contrariamente à essa gestão que demonstrou que desrespeita as deliberações do próprio CO, não responde a pedidos de diálogo ou negociações e trata as vozes dissonantes da comunidade USP como CASO DE POLÍCIA.

A Ocupação Creche Aberta mais uma vez demonstra sua força e legitimidade! Agora precisamos de todo apoio para fazer o Reitor cumprir o mandado judicial! Sabemos que a reitoria descumpre constantemente este tipo de decisão, recorrendo ou simplesmente ignorando.

Em tempos de avanço do autoritarismo em toda a sociedade, temos que mostrar que NÃO PASSARÃO!

Assim, gostaríamos de convidá-los ao II FÓRUM DE APOIO ÀS CRECHES DA USP – ZAGO: CUMPRA A DECISÃO JUDICIAL! PELA REABERTURA IMEDIATA DA CRECHE OESTE!

Venham verificar a situação, discutir o significado e as consequências das ações dessa gestão e construir meios de barrar as atrocidades que, como o fechamento da Creche Oeste, destroem o futuro de nossa Universidade.

Todo apoio às Creches da USP! CRECHE OESTE FICA!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias