×

INVASÃO POLICIAL EM CASAS DO ALEMÃO | PMs são denunciados por invasão de domicílio ao ocupar imóveis no Complexo do Alemão

Dois policiais estão sendo denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de constrangimento ilegal e invasão de domicílio, após invadir cinco casas no Complexo do Alemão, em fevereiro, com a justificativa de que as casas eram “local de crime” ou que estavam abandonadas, o que foi negado pelos moradores.

terça-feira 1º de agosto de 2017 | Edição do dia

Os investigados são o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, o coronel André Luiz Belloni Gomes, e o major Leonardo Gomes Zuma, comandante da UPP Nova Brasília. Na denúncia consta que lajes foram usadas como pontos estratégicos de observação para os militares que atuam na região e que as invasões foram feitas inclusive no meio da noite. “Foram os casos mais explícitos dos últimos tempos de abuso de autoridade com justificativas falsas.” diz o Ouvidor da Defensoria Pública, Pedro Strozenberg. O MP quer punir o coronel Belloni porque ele deveria ter impedido as ações do major Zuma. A Justiça determinou a desocupação imediata dos policiais militares de residências de moradores.

Os policiais militares disseram como justificativa que o imóvel estaria invadido por criminosos e que, se saíssem, seriam atingidos por traficantes. Disseram ainda que os imóveis estavam abandonados, todas as justificativas foram negadas pelos moradores.

O complexo do Alemão foi ocupado pela polícia em 2010 em uma ação quase que cinematográfica. UPPs foram instaladas em várias comunidades, apesar disso a violência só aumenta e a cada dia a polícia comete um novo abuso de poder. As invasões às casas dos moradores sem nenhum tipo de mandado, diferente do que a polícia quer fazer crer, é uma constante não apenas no Alemão mas em todas as favelas, em que os policiais agem a seu bel prazer desrespeitando todo tipo de direito civil dos moradores (isso quando não estão diretamente os matando com as "balas perdidas").

Constantemente, jovens são assassinados pela mão da polícia, a cada 10 destes mortos, 9 são negros. Nos últimos anos, a polícia matou uma criança por mês no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, o governador Pezão cortou investimentos da educação e aumentou recursos para o aparato policial, além de isentar impostos bilionários de empresários. Isso só reforça a desigualdade criada por esse sistema de miséria que mantém os lucros dos capitalistas a medida que mantém a violência organizada do estado contra os trabalhadores e os deixa sem seus direitos mínimos como a integridade de suas residências, a segurança e a educação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias