×

UM MÊS DA ERA TRUMP | Os trabalhadores contra Trump

A luta de classes é, como sempre foi, a fonte central de conflitos em nossa sociedade. A um mês da presidência de Trump, necessitamos lutar desde a perspectiva da classe trabalhadora.

Juan Cruz FerreLeft Voice, EUA

quarta-feira 22 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

DOSSIÊ Um mês da era Trump

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site Left Voice, parte da rede internacional La Izquerda Diário

A ofensiva

Donald Trump não esperou para ir para ofensiva. Queria agir rápido para mostrar-se decidido a respeito das suas promessas de campanha (ao menos, aquelas promessas que não estavam destinadas a "limpar o pântano" - em referência a eliminar a corrupção de Washington)

Seu primeiro mês de mandato deixou bem claro que sua agenda tem o propósito de atacar os trabalhadores, mirando em primeiro lugar os setores mais oprimidos, e não contra Wall Street ou os políticos do establishment. Seu ataque contra os imigrantes é principalmente um ataque contra os trabalhadores imigrantes. Silicon Valley e outras empresas de tecnologia e comunicação se queixaram porque essas empresas dependem em grande medida do trabalho de imigrantes qualificados. Mas são os trabalhadores imigrantes mais pobres e não qualificados os que sofreram o peso da proibição da imigração por parte de Trump e já estão sofrendo o efeitos do aumento dos ataques da Polícia de Imigração e Aduaneiras (ICE, suas siglas em inglês).

Quando os direitos em relação ao aborto se encontram em perigo, as mulheres trabalhadoras são as que se veem mais afetadas. Nos Estados unidos, como no caso de qualquer parte do mundo, as mulheres mais ricas tem acesso ao aborto, mesmo quando é ilegal, em condições seguras. Quando negam o direito ao aborto, quem paga o preço são as mulheres da classe trabalhadora, e geralmente pagam com suas vidas.

A ameaça de aprovar uma lei federal de "direito ao trabalho" no Congresso, revela-se igualmente anti classista . A autorização para retomar a construção do oleoduto de Dakota (Dakota pipeline), que está sendo anunciado como um projeto de criação de emprego, pisoteia nos direitos dos povos nativos que se reúnem na área de Standing Rock, e envenenará sua água e as áreas ao redor.

A resposta

A reação as ordens executivas de Trump foi rápida e massiva, e energizante. A marcha das Mulheres de 3 milhões de pessoas, os protestos generalizados nos aeroportos e a quantidade de ações dos trabalhadores imigrantes mostram uma voluntariedade da luta não vista há muitos anos. Estas mobilizações são todavia ainda amorfas e em grande medida espontâneas, porém tem sido uma impressionante demonstração de força.

A caótica ação em curso da ’proibição muçulmana’ e posteriormente sua suspensão temporária, a abrupta renuncia do assessor de segurança nacional Michel Flynn somente 24 dias depois de ser nomeado, e os rachas dentro do Partido Republicano que está cada vez mais no modo "controle de danos". Tudo parece indicar que estamos frente a um bloco governamental instável. A aparição de Trump em sua conferência de imprensa aos jovens foi um espetáculo grotesco. Suas respostas evasivas se intercalaram com rajadas de delirante grandiloquência - uma arrogância que não se faz nada convincente.

Agora o risco principal seria permitir que a energia das mobilizações sejam capturadas e canalizadas para revitalizar o Partido Democrata. A verdade é que sem um programa independente, os difusos protestos "Anti-Trump", naturalmente beneficiam aos democratas.

Se o próximo presidente do Comitê Nacional Democrata (DNC, siglas em inglês) é da ala pró-Hillary o candidato mais a esquerda como Keith Ellison, o Partido Democrata seguirá sendo financiado e controlado pelo capital. Sua agenda se vê diferente da de Trump, mas segue sendo uma agenda 100% pré-capitalista. Assim, o movimento anti-Trump que é liso e superficial pode fracassar no intuito de conseguir alcançar ganhos defendidos e significativos para os trabalhadores. Os democratas podem recuperar o Senado e talvez inclusive a Casa Branca em 2018, mas os empregos seguirão sendo de baixos salários e precários, a polícia continuará matando os negros e latinos com impunidade e o sangrento sistema penitenciário seguirá gerando benefícios aos ricos, enquanto isso arruinando a vida de milhares. Voltaremos a começar do zero.

Uma agenda dos trabalhadores

O desafio para o movimento anti-Trump hoje é levantar o conjunto de demandas que podem consolidar uma maioria da classe trabalhadora, e planejar objetivos pela positiva. Alex Gourevitch, da revista Jacobin assinala corretamente que necessitamos ir mais adiante na resistência. Porém, sua ênfase na "liberdade" como princípio fundamental para a política da esquerda é problemático.

A liberdade é um desses termos vagos, de definição variável, com significado errático que podem ser utilizados por forças políticas diferentes, incluindo oposições, para expressar valores muito distintos. De fato, a liberdade é a palavra favorita dos ideólogos neoliberais do "livre mercado". (A Bíblia de Von Hayek "Caminhando para a servidão" é um exemplo negativo disso).

O que necessitamos é de um programa para que a classe trabalhadora desafie o governo de Trump nas ruas e nos locais de trabalho, isto vai além de aceitar as migalhas que os democratas estão dispostos a oferecer. Tal programa equivale nada menos que o socialismo a longo prazo. Mas para as lutas imediatas, um conjunto de consignas que podiam reunir os trabalhadores e os jovens que lutam pela mesma bandeira, podem ser uma bússola para escapar da armadilha de Frente Popular. Como temos argumentado previamente, em uma coalizão poli classista, os donos do capital são quem dirigem e os que conseguem os benefícios.

Necessitamos construir um polo da classe trabalhadora dentro do movimento anti-Trump, não para dividir as fileiras, mas sim para lutar por uma direção mais radical. Este polo da classe trabalhadora rechaçaria explicitamente aos partidos do capital e construiria a solidariedade através de todas as lutas dos trabalhadores.

Este polo da classe trabalhadora não somente lutará contra as expressões mais indignantes de sexismo que Trump legitima, senão também contra o feminismo liberal encarnado por Hillary Clinton e os democratas, que fracassaram na luta para garantir os direitos reprodutivos, reduziram os benefícios para as mães pobres, e têm colocado cada vez mais mulheres detrás dos bares.

Do mesmo modo, devemos lutar pela cidadania e os direitos civis plenos para todos os trabalhadores imigrantes, algo que os democratas nunca almejaram. De fato, o recorde histórico de 2,5 milhões de deportações de Obama sentou as bases para o sentimento anti-imigração que Trump exportou e desenvolveu. Necessitamos nos unir com os trabalhadores de ambos os lados da fronteira. Os trabalhadores e os sindicatos podem e devem lutar para acabar com o racismo, a opressão e a xenofobia. Alguns exemplos são as greves do sindicato ILWU 10 local, para manifestarem-se contra a brutalidade policial, assim como a resolução aprovada pelos latinos e negros do sindicato SEIU local 721 para expulsar os policiais de seus sindicatos, as ações de sindicatos como UNITE-HERE local entorno do assentamento de Freddie Gray. Standing Rock é outro bom exemplo de como os trabalhadores podem apoiar efetivamente as oprimidos, neste caso que se identificam com as Siete Naciones no acampamento de Oceti Sakowin, na luta por terra, sua cultura e sua sobrevivência.

Uma frente anti-Trump da classe trabalhadora, poderia presenciar um conjunto de demandas econômicas tais como trabalho, um salário digno e melhores condições de trabalho; respondendo as necessidades dos trabalhadores mais golpeados pelo capitalismo financeiro ("os perdedores da globalização"). Aqueles trabalhadores que votaram a favor de Trump se deram conta que não tem nada de bom para eles e se abriu a possibilidade de aderirem a uma plataforma da classe trabalhadora aderirem a uma plataforma da classe trabalhadora, sempre sobre a base de uma luta implacável contra o racismo e o sexismo. Com o programa adequado e através da experiência nas lutas em comum, os trabalhadores viram o potencial de combater o nosso inimigo de classe ombro a ombro com nossos irmãos e irmãs de classe sem importar sua cor de pele, gênero, sexualidade ou nacionalidade.

O gigante adormecido

O movimento operário ainda não saiu de campo. Somente uns poucos sindicatos participaram dos protestos do dia da posse de Donald Trump, ainda que vários milhares de membros do sindicato assistiram as mobilizações. O secretário nacional da AFL-CIO, Richard Trumka, e secretário da União dos Trabalhadores da Construção, Sean McGarvey, reuniram-se de forma vergonhosa com o presidente e ofereceram sua assistência.

Entretanto, tem uma luz de esperança, o descontentamento está latente entre os trabalhadores e alguns já estão saindo às ruas. Os sindicatos dos trabalhadores da educação AFT e NEA organizaram ações na véspera e o dia da tomada de posse de Trump; os trabalhadores portuários do sindicato ILWU local 10 foram ato do dia da posse presidencial; Unite-Here publicou uma declaração e se mobilizou contra a proibição da entrada de pessoas de países de origem muçulmana e tem liderado várias ações contra Trump; os trabalhadores de Comcast na Filadélfia abandonaram seus postos de trabalho pra sair às ruas (mesmo com o consentimento da direção).

Mais impressionante mesmo foram as centenas de milhares de trabalhadores imigrantes participaram do Dia Sem Imigrantes, que arrasou a nação. Todavia não está claro que forma adotaram estas mobilizações, mas podemos decidir com certeza que a classe trabalhadora - e em particular seu setor imigrante - pode estar dormindo, mas não está morta. Talvez a alienação da liderança sindical com o presidente, que contraria a maioria dos trabalhadores, é o que se necessita para começar um comitê de oposição crescendo dentro dos sindicatos. Estes comitês podem desafiar a insensibilidade burocrática sindical de todos os grandes sindicatos, que apesar das repetidas práticas e a colaboração com os chefes, tem conseguido até agora manter o status quo e impedir o surgimento da militância nas bases entre suas filas.

Ao mesmo tempo, se o projeto de lei federal sobre o direito ao trabalho é impulsionado no Congresso, os burocratas sindicais verão seus benefícios pessoais seriamente ameaçados. Um último esforço para evitar um rápido desgaste de sua base pode empurrá-los a tomar ações mais audazes, como ir para a greve e mobilizar suas fileiras de uma maneira que não tem feito há décadas. Tal desprendimento de forças reais pode por em marcha um poder que eventualmente pode escapar de seu controle. Os dirigentes sindicais o sabem, por isso tentam evitá-lo, mas o governo de Trump tem demonstrado ser torpe e exagerado: pode nos tomar de surpresa.

O Esquerda Diário estadunidense pode ajudar na construção deste tipo de correntes radicais dentro do movimento operário. As organizações socialistas como a ISSO e Socialist Alternative, The militant IWW e os membros do DSA que decidiram unir-se a atividade sindical devem impulsionar resoluções, construir a direção sindical, construir a solidariedade e propor um ativo plano de luta para construir uma resistência operária a Trump. Estas organizações têm algumas carências. Por exemplo, o cortejo do DAS e a ala esquerda do Partido Democrata e o plano para presentear candidatos em seus bilhetes é precisamente o contrário ao que se necessita. A exigência de Socialist Alternative e Alcalde de Seattle por “exemplo a polícia de Seattle para proteger os imigrantes das incursões da ICE” é o oposto de uma política de classe e fomenta as ilusões que só existe para proteger o capital e a ordem capitalista. Como regra geral, os membros da esquerda organizados nos sindicatos devem tomar a luta contra a burocracia sindical mais de forma séria, porque tem consequências estratégicas.

Mas apesar dessas importantes diferenças, estas organizações estão hoje na melhor posição para forjar um ativismo militante nos lugares de trabalho e dentro de nossos sindicatos que poderiam transformar significativamente o movimento anti-Trump, consolidar um polo de classe operária e revitalizar um movimento operário forte.

Tradução: Tatiana Ramos Malacarne




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias