×

GREVE CONTRA VIOLENCIA POLICIAL | Os portos de Oakland paralisarão em repúdio ao assassinato de Freddie Gray

Neste primeiro de maio os trabalhadores portuários de Oakland paralisarão os portos em repúdio ao assassinato de Freddie Gray e à violenta repressão policial em Baltimore. O assassinato do jovem afro-americano de 25 anos pelas mãos da polícia em Baltimore, provocou uma nova onda de indignação e protestos contra a violência policial e o racismo. Na segunda-feira passada (27), Larry Hogan, o governador de Maryland declarou Estado de Emergência para a cidade, impondo um toque de recolher e convocando a guarda nacional para reprimir os manifestantes. Esta notícia voltou a gerar indignação na população afro-americana e nos trabalhadores.

sábado 2 de maio de 2015 | 00:01

Este primeiro de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, será comemorado de uma maneira muito particular no porto de Oakland. É a primeira vez em mais de uma década que um sindicato decide paralisar em solidariedade às causas do povo negro.

Os estivadores do porto de Oakland – membros do International Longshore and Warehouse Union – convocaram uma paralisação portuária, uma reunião e uma marcha para o dia primeiro de maio, com o objetivo de chamar a atenção nacional para a violência policial e o racismo sob o lema “Labor against police terror” (Trabalho contra o terror policial).

No comunicado dizem que “o terrorismo policial nos Estados Unidos está fora de controle. Fomos testemunhas de incontáveis casos de brutalidade policial e assassinatos de pessoas inocentes e desarmadas pelas mãos da polícia. Estes ataques foram dirigidos principalmente contra a comunidade negra. Nós, como trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados, igualmente, não podemos esperar e ficarmos insensíveis a estas grandes injustiças”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias