×

IMPERIALISMO | Os EUA estão usando o coronavírus para promover uma mudança de regime na Venezuela

Em meio à crise global aberta pela pandemia de coronavírus, o governo Trump redobrou seus esforços para derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Ele está acenando com o levantamento de sanções devastadoras e oferecendo ajuda externa em troca da derrubada de Maduro. Devemos exigir que todas as sanções sejam levantadas inequivocamente e denunciar toda a interferência militar dos EUA na região.

segunda-feira 6 de abril de 2020 | Edição do dia

Enquanto centenas de milhares de trabalhadores nos EUA estão lutando por suas vidas em meio a um dos piores surtos de coronavírus do mundo, os Estados Unidos estão aproveitando a pandemia na Venezuela para renovar seu impulso pela mudança de regime e destituir o presidente em exercício Nicolás Maduro de uma vez por todas. O golpe, que vem se desenrolando lentamente desde o ano passado, voltou a ganhar força recentemente, já que o coronavírus ameaça romper uma Venezuela fortemente sancionada e sobrecarregada. Nas últimas duas semanas, o governo Trump apresentou acusações de tráfico de drogas contra Maduro e outras autoridades de alto escalão, exigiu que a Venezuela estabelecesse um governo interino entre Maduro e Juan Guaidó em troca do levantamento de sanções e ajuda estrangeira e enviou navios da Marinha para a Venezuela para lançar uma operação anti narcóticos no país.

Apesar do fato de a Venezuela estar em um risco particular de devastação no caso de um surto não controlado de coronavírus, os EUA e seus aliados se recusam a suspender as extensas sanções que afetaram a economia da Venezuela nos últimos cinco anos, pelo menos. Eles se recusam a estender a ajuda externa e o FMI recentemente se recusou a conceder à Venezuela um empréstimo de US $ 5 bilhões para combater o coronavírus. Enquanto os venezuelanos passam fome e tentam evitar o surto de outra doença altamente infecciosa, os Estados Unidos, em conjunto com a União Européia, estão pressionando pela mudança de regime.

Não se engane: não se trata de tráfico de drogas ou violações de direitos humanos ou de restauração da "democracia" na Venezuela. A máquina militar imperialista dos EUA está usando o surto de coronavírus como desculpa para concluir seu plano de longa data de entrar em um país com ricas reservas de petróleo, que resistiu à hegemonia dos EUA na América Latina por anos. Como os EUA desviam o financiamento militar para uma tentativa de golpe na Venezuela, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas estão desempregadas e dezenas de milhares de pessoas estão doentes com o COVID-19 nos EUA, devemos exigir que os EUA levantem todas as sanções na Venezuela e no exterior e retirem imediatamente toda a presença militar lá.

Acusações de tráfico inventadas

Em 26 de março, o procurador-geral William Barr anunciou que o governo Trump havia apresentado acusações criminais contra Maduro, outras autoridades venezuelanas de alto escalão e ex-autoridades. De acordo com a acusação, Maduro "ajudou a gerenciar e, finalmente, liderou o Cartel dos Sóis, uma organização venezuelana de narcotráfico composta por autoridades venezuelanas de alto escalão" para "inundar os Estados Unidos com cocaína". Os relatórios do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) dizem que Maduro, que os EUA consideraram um líder ilegítimo, "priorizou o uso de cocaína como arma contra a América".

A acusação alega que o governo venezuelano fez uma aliança com o grupo guerrilheiro colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército Popular (FARC) para usar a Venezuela como um porto seguro para a cocaína produzida por cartéis na Colômbia antes de enviá-la para os Estados Unidos. Os EUA, juntamente com outras potências ocidentais, caracterizam as FARC como uma organização terrorista, enquanto o governo de Maduro não; quando Hugo Chávez estava no poder, Chávez considerou as FARC um braço legítimo do estado colombiano.

Maduro enfrenta uma pena mínima de 50 anos de prisão e um máximo de prisão perpétua. Há uma recompensa de US $ 15 milhões por informações que levem à prisão de Maduro e recompensas de US $ 10 milhões por informações dos outros identificados. O preço total pairando sobre suas cabeças é de US $ 60 milhões.

O DOJ declarou que espera levar os réus sob custódia e que “utilizará todas as opções para obter a custódia”. Embora a extradição de Maduro e dos outros funcionários seja improvável, o DOJ jurou aproveitar qualquer oportunidade para prendê-los. Os promotores dos EUA também estão tentando apreender quaisquer ativos mantidos pelos réus no exterior.

Em uma exibição clássica do intervencionismo imperialista dos EUA, o governo Trump transformou altos funcionários do governo venezuelano em fugitivos da lei. Como disse Barr, "as ações de hoje enviam uma mensagem clara para os funcionários corruptos em todos os lugares, de que ninguém está acima da lei ou fora do alcance da imposição da lei americana ". Em nome da restauração da “democracia” na Venezuela, o governo dos EUA se deu o direito de exercer a “justiça” extraterritorial imperial e indiciar os mais altos funcionários de um Estado soberano. O governo dos EUA - apoiado por democratas e republicanos - tornou-se juiz, júri e carrasco do regime de Maduro, pressionando-o de todos os ângulos: econômico, social e político.

Uma tentativa de golpe fermentando em casa

A acusação foi anunciada no contexto de uma tentativa de golpe em curso contra Nicolás Maduro, liderada por Juan Guaidó, do partido Vontade Popular, juntamente com seus aliados nos EUA e na Europa. Desde que Guaidó tentou tomar o poder no início de 2019, ele foi reconhecido pelos EUA e mais de 60 outros países como líder legítimo da Venezuela. O Presidente Trump até convidou Guaidó para seu discurso do Estado da União, referindo-se a ele como “Sr. Presidente." No entanto, Guaidó até agora não conseguiu conquistar o exército venezuelano ao seu lado e, portanto, apesar da tentativa do imperialismo de intervir, Maduro permanece no poder, por mais tênue que seja a sua presidência.

Mas agora Guaidó parece estar fazendo uma nova tentativa de subir ao poder. Apenas alguns dias antes de a acusação contra Maduro ser anunciada nos EUA, o governo venezuelano relatou a captura de um cidadão colombiano com um carregamento de armas da Colômbia. Segundo o relatório, essas armas faziam parte de um plano de ações militares dentro do país. Segundo informações da inteligência venezuelana, o plano foi aprovado por Juan Guaidó e financiado pela burguesia venezuelana e pelos Estados Unidos.

A trama foi confirmada por um ex-oficial de alto escalão, o general Clíver Alcalá Cordones. Segundo Alcalá, ele foi encarregado de liderar uma operação que contratou “consultores americanos” sob um contrato assinado por Guaidó.

Suspeitosamente, apenas alguns dias depois, Alcalá foi uma das autoridades mencionadas na acusação dos EUA. Ele está sendo acusado de tráfico de drogas ao lado de Maduro e outros. Em seguida, ele foi levado de Barranquilla, Colômbia, para os Estados Unidos, para ser interrogado pelo governo dos EUA antes que as autoridades venezuelanas pudessem levá-lo para interrogatório.

Por seu lado, a resposta do governo venezuelano foi rápida. A promotoria venezuelana acaba de anunciar que está iniciando uma investigação sobre Juan Guaidó e Clíver Alcalá Cordones "pelo crime condenado e confessado de tentativa de golpe de Estado". Pessoas próximas de Guaidó foram capturadas sob suspeita de terem o COVID-19.

EUA oferecem ajuda em troca de mudança de regime

Em resposta, em 31 de março, Mike Pompeo anunciou que os EUA levantariam sanções contra a Venezuela se Maduro concordasse em renunciar e formar um governo de transição com membros do partido de Guaidó e do seu próprio. O governo compartilhado governaria a Venezuela até a realização de novas eleições - Maduro não poderia concorrer nessas eleições.

Que esse aparente “ramo de oliveira” tenha sido estendido logo após a descoberta de um carregamento de armas envolvido em uma conspiração contra Maduro (com o conhecimento do governo dos EUA) não deveria surpreender. Os EUA estão manobrando para expulsar Maduro e conquistar uma posição na Venezuela por todos os meios necessários, mesmo que isso signifique suspender as sanções que prejudicam a economia da Venezuela há anos. Como disse o secretário de Estado Mike Pompeo: "Nicolás Maduro nunca mais governará a Venezuela".

A proposta levantaria as sanções mais severas contra a Venezuela, incluindo aquelas contra funcionários do governo e contra a companhia estatal de petróleo da Venezuela. Também abriria a Venezuela para os mercados globais, especialmente para o comércio com os Estados Unidos.

É importante ressaltar que o alívio das restrições também permitiria que outros países enviassem ajuda à Venezuela, enquanto tenta se fortalecer contra um surto iminente de coronavírus. Também permitiria ao FMI oferecer empréstimos e um programa de reestruturação à Venezuela. Os EUA estão recebendo mais do que estão fazendo com este acordo - uma reestruturação da economia venezuelana pelo FMI significaria anos adicionais das medidas de austeridade mais severas. Não marcaria uma melhoria na vida de milhões de pessoas que moram na Venezuela.

Em outras palavras, a estrutura de transição proposta pelos EUA é um acordo unilateral completamente a favor dos EUA e de seus interesses. Além da renúncia de Maduro, ele pede a libertação de prisioneiros políticos e a saída de todas as forças militares da Venezuela, particularmente as tropas russas, chinesas e cubanas que têm protegido seus próprios interesses lá, abrindo caminho para os EUA construírem sua influência no país.

Se a estrutura for adotada pelo governo venezuelano, Maduro será forçado a renunciar e seu partido provavelmente perderá as novas eleições após o escândalo das acusações de tráfico de drogas e violações dos direitos humanos. Não há dúvida de que os EUA se intrometeriam nessas novas eleições para garantir que seu candidato marionete preferido subisse ao poder. O governo de transição não é um passo em direção ao aumento da democracia, mas apenas em direção a um controle autoritário por trás das cortinas, dos EUA e de seus interesses capitalistas sedentos para acessar reservas de petróleo.

À medida que a ameaça de um desastre de coronavírus se aproximava ainda mais da Venezuela, em março, o governo de Maduro estava fazendo movimentos para negociar uma trégua com os partidos da oposição no país para coordenar uma resposta ao surto. Muitos dos líderes desses partidos pediram solidariedade com o governo diante da pandemia. A acusação e a proposta dos EUA de um governo de transição provavelmente tornarão quase impossível as perspectivas de tais negociações - e a possibilidade de uma resposta coletiva ao surto.

Uma abordagem "atenuada"?

Nos dias que se seguiram ao anúncio do plano de transição para a Venezuela, muitos meios de comunicação dos EUA anunciaram o plano como uma abordagem "atenuada" das relações com o país latino-americano, em contraste com as sanções ampliadas de Trump e o apoio total à tentativa de golpe de Guaidó em 2019. No entanto, no contexto da pandemia de coronavírus, isso nada mais é do que outro capítulo da campanha revigorada de Trump da conquista imperialista.

Tweetando o anúncio, Pompeo escreveu: “Hoje os EUA apresentaram uma estrutura para uma transição democrática como um caminho claro, equitativo e de bom senso para acabar com a crise política na Venezuela. A pressão econômica continuará até Maduro aceitar uma genuína transição democrática. ”

Seus comentários mostram claramente que os Estados Unidos estão emitindo um ultimato na Venezuela. O governo Trump está mantendo a vida de milhões de pessoas na Venezuela como reféns - negando ao país qualquer esperança de combater a pandemia se as sanções não forem levantadas. Além disso, como resultado da pandemia, a Venezuela está presa no meio de uma guerra global de preços do petróleo, que está reduzindo a demanda por petróleo venezuelano, que representa 90% da receita do país. A companhia estatal de petróleo foi forçada a operar com prejuízo este mês. Se as sanções não forem levantadas, a Venezuela não precisará procurar mais do que o Irã, que tem um número de mortos de quase 3.500 no momento da redação deste artigo, para ver o quão ruim as coisas podem ficar. A economia do Irã está sendo esmagada pelo duplo peso do coronavírus e das sanções dos EUA.

EUA enviam militares para a Venezuela

Mas, no caso de haver alguma dúvida de que o governo dos EUA esteja disposto a fazer o que for necessário para obter acesso ao petróleo venezuelano, em 2 de abril, o governo Trump anunciou que estava empregando uma força considerável de navios de guerra da Marinha, aeronaves de vigilância e forças especiais terrestres na costa da Venezuela para combater a produção e distribuição de drogas ilegais, principalmente cocaína. De acordo com a Associated Press, "O destacamento é uma das maiores operações militares dos EUA na região desde a invasão do Panamá em 1989 para remover o general Manuel Noriega do poder e levá-lo aos EUA para enfrentar acusações de drogas". Dobrará as forças militares antidrogas dos EUA na região.

Como Trump disse no anúncio - que chegou no mesmo dia em que os EUA registraram 800 mortes relacionadas ao COVID-19 - “o Comando Sul dos EUA aumentará a vigilância, apreensões de remessas de drogas e fornecerá apoio adicional aos esforços de erradicação que estão ocorrendo corretamente, agora em um ritmo recorde. " Adicionado à acusação de Maduro e de outras autoridades de alto escalão, ao enviar forças armadas para a região para combater o comércio de narcóticos, o governo Trump está dando aos militares e à DEA carta branca para interferir nos assuntos venezuelanos, com o objetivo final de derrubar o regime de Maduro e instituir um governo mais amigável aos EUA em seu lugar.

Muitos observadores especulam que essa escalada do governo Trump é alimentada por um objetivo doméstico de consolidar o apoio à agressão militar contra o governo venezuelano entre seu eleitorado de direita. Em particular, os analistas estão levantando a hipótese de que o golpe revigorado é uma tentativa de obter apoio de ex-patriotas venezuelanos anti-Maduro que vivem na Flórida, Nova York e em outros lugares dos Estados Unidos, enquanto Trump se prepara para concorrer à reeleição no meio de uma pandemia sem precedentes.

Isso pode muito bem ser verdade, mas não muda o fato de que os EUA - sejam liderados por republicanos ou democratas - têm fome de mudança de regime na Venezuela e de pôr as mãos nas abundantes reservas de petróleo a preços baratos há anos. Minar a influência russa e chinesa na região também é uma prioridade, a fim de garantir o acesso a recursos baratos e novos locais para investimento dos EUA.

Como Elliot Abrahms disse: “Os Estados Unidos estão comprometidos em encontrar uma solução para a crise provocada pelo homem na Venezuela. A urgência disso se tornou ainda mais séria à luz do fracasso do regime de Maduro em se preparar e abordar adequadamente a pandemia global do COVID-19. ”

Os EUA veem uma oportunidade no coronavírus de finalmente derrubar o governo de Maduro para sempre. Está realizando uma operação lenta que atinge a Venezuela de todos os ângulos: primeiro política, depois extrajudicial, depois diplomática e agora militarmente. Se o resto dos partidos venezuelanos e os militares unirem forças com Guaidó contra Maduro - o que eles ainda não mostram sinais de fazer -, esse seria o prego final no caixão do regime de Maduro e, potencialmente, o início de uma nova era de dominação imperialista dos EUA no país. O regime não pode lidar com uma tentativa de golpe e uma pandemia ao mesmo tempo.

Abaixo o imperialismo dos EUA!

O ponto principal é que, se os EUA não levantarem as sanções contra a Venezuela, a COVID-19 devastará a população do país. Anos de embargos e medidas de austeridade pelo regime de Maduro já deixaram o país em frangalhos, com sua infraestrutura, particularmente seu sistema de saúde, completamente destruído.

Estima-se que a Venezuela tenha apenas 84 leitos com respiradores em todas as unidades de terapia intensiva de seus hospitais. Segundo algumas fontes, mais de 30% dos hospitais da Venezuela carecem de energia e água, enquanto 80% não têm suprimentos básicos ou equipe médica qualificada. Há uma escassez terrível de profissionais de saúde, porque muitos deles fugiram das condições econômicas sombrias do país ao longo dos anos. Além disso, há desnutrição generalizada na população e surtos de outras doenças infecciosas como sarampo, difteria e malária, que tornam os venezuelanos ainda mais suscetíveis a complicações graves do COVID-19.

Enquanto isso, na tentativa de conter o surto antes que ele se torne incontrolável, o governo Maduro instituiu duras medidas repressivas para reforçar sua quarentena nacional. Quando os casos de COVID-19 estavam em um dígito no país, Maduro ordenou o fechamento de todas as escolas e empresas. Essa resposta inicial foi combinada com o destacamento de todos os ramos das forças armadas e da guarda nacional para reforçar a quarentena. Os militares estão bloqueando todas as principais rodovias para impedir que as pessoas se desloquem dentro do país. A gasolina é reservada apenas para fins governamentais. A polícia guarda hospitais com armas.

Mas devemos deixar claro que esse quadro sombrio diante da pandemia de coronavírus é o resultado de anos de embargos e sanções dos EUA. O imperialismo dos EUA criou uma crise humanitária no país que paralisou absolutamente a economia da Venezuela e a deixou mal equipada para lidar com uma crise de tal magnitude. Nos últimos quatro anos, a economia contraiu 60%, em grande parte devido à rápida expansão das sanções sob o governo Trump. Com a ascensão da direita na América Latina, a Venezuela está por conta própria na região; Maduro agora está abrindo-a à privatização e especulação por parte do capital estrangeiro.

Mesmo assim, o acordo de não-escolha que os EUA apresentaram a Maduro e apoiaram com suas forças armadas é absolutamente insustentável. Ela não fará nada além de amontoar toda a Venezuela sob os polegares dos interesses petrolíferos dos EUA e manter o país e seu povo empobrecidos nos próximos anos. Empréstimos do FMI e ajuda externa não salvarão a Venezuela desta crise.

À luz disso, é imperativo que aqui nos EUA exijamos o levantamento imediato de todas as sanções na Venezuela e no exterior, sem restrições, bem como a retirada de toda a presença militar dos EUA na região e em todo o mundo.

O cinismo exibido na revigorada tentativa de golpe dos EUA contra Maduro em um momento em que o país é particularmente vulnerável, mostra que os EUA estão mais interessados em garantir lucros aos capitalistas do que em impedir uma pandemia mundial que ameaça milhões de vidas. Embora os EUA devam enviar suprimentos médicos tão necessários para uma região devastada por seu intervencionismo imperialista, estão enviando armas e navios de guerra.

Os EUA forçaram o governo venezuelano à posição impossível de ceder o poder aos EUA ou colocar milhões de vidas em risco. Prefere gastar milhões de dólares em intervenção militar no exterior a ajudar as 10 milhões de pessoas que estão desempregadas como resultado da crise ou prestar atenção de saúde adequada às dezenas de milhares de pessoas que foram infectadas com coronavírus. Tanto no país como no exterior, os EUA estão interessados em apenas uma coisa: apoiar os seus próprios interesses financeiros e a sua hegemonia regional diante de uma recessão global.

Devemos exigir que os EUA levantem todas as sanções contra a Venezuela. Deve remover os militares. E deve acabar com sua interferência na soberania dos venezuelanos. Antes que seja tarde demais, devemos exigir: tire as mãos da Venezuela!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias