×

ORIENTE MÉDIO | Operação militar israelense: efeitos colaterais

Em 21 de maio, um cessar-fogo patrocinado pelo Egito (e operado não tão discretamente pelos Estados Unidos) pôs fim à operação "Guardião das Muralhas", nome escolhido pelo Estado de Israel para seu mais recente ataque militar contra a Faixa de Gaza.

Claudia CinattiBuenos Aires | @ClaudiaCinatti

segunda-feira 31 de maio de 2021 | Edição do dia

Em 21 de maio, um cessar-fogo patrocinado pelo Egito (e operado não tão discretamente pelos Estados Unidos) pôs fim à operação "Guardião das Muralhas", nome escolhido pelo Estado de Israel para seu mais recente ataque militar contra a Faixa de Gaza. Foram 11 dias de bombardeio, 253 palestinos mortos (66 crianças) e 2.000 feridos. 74 edifícios públicos desabaram, 1.800 unidades residenciais foram reduzidas a escombros e 14.300 parcialmente destruídas. Infraestrutura danificada, famílias dizimadas, dezenas de milhares de refugiados. Em suma, um nível de devastação tal que para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas poderia ser classificado na categoria de crimes de guerra. Do lado israelense, houve 13 mortos e cerca de 300 feridos. Embora essas comparações sejam odiosas, o contraste expõe a operação egoísta do estado sionista e das potências ocidentais para justificar os bombardeios na linguagem de "legítima defesa" contra os "ataques terroristas" do Hamas. Este não é um aspecto secundário, pois impor a “história” também faz parte da batalha.

Não é apenas o gatilho imediato (quem iniciou a agressão?), embora neste caso o gatilho tenha sido claramente uma série de provocações contra a população palestina em Jerusalém. Nem da enorme superioridade militar israelense, que tem o quarto maior exército do mundo e armas nucleares - um aparato militar e de segurança financiado pelo imperialismo norte-americano. Mas acima de tudo que o Estado de Israel é considerado, não só por seus críticos, mas também pelas leis e convenções internacionais, como uma potência militar ocupante dos territórios palestinos. Reivindicar a posição “defensiva” do Estado de Israel é como se na África do Sul o regime do apartheid tivesse sido reconhecido como seu “direito legítimo de se defender” daqueles que oprimiu.

Em relação à discussão sobre a legitimidade da violência e do apartheid, são muito pertinentes as palavras de Nelson Mandela, que havia acabado de sair da prisão em 1990, em sua primeira entrevista com o presidente americano George Bush (pai) lembrou-lhe que “são os opressores que determinam os métodos de ação política usados ​​pelos oprimidos ”. E os "métodos" do Estado de Israel são inequívocos. Nos últimos 15 anos, isto é, desde que Israel se retirou formalmente da Faixa de Gaza e ficou sob o domínio do Hamas, o exército israelense lançou cinco grandes ataques militares: "Chuva de verão" (2006); "Inverno quente" (2008); “Chumbo fundido”(2009), no qual 1.300 palestinos foram mortos; “Pilar Defensivo” (2012); “Margem de proteção” (2014), que foi a mais letal, com cerca de 2.300 palestinos mortos. Tudo indica que o sexto - “Guardião dos Muros” - não será o último porque está inscrito na lógica da opressão colonial exercida pelo Estado de Israel.

É muito cedo para fazer um balanço da operação militar israelense e seus resultados. Ainda estamos em um momento em que tanto Israel quanto o Hamas exigem a vitória sem ainda ter uma medida objetiva para justificá-la. No entanto, suas consequências já começam a se manifestar no terreno geopolítico; na crise política em Israel e nas divisões no campo palestino; e sobretudo na luta de classes, com o ressurgimento da luta nacional palestina.

A dimensão geopolítica

Do ponto de vista da dinâmica geopolítica regional, as consequências visíveis da escalada militar israelense e seus resultados são em primeiro lugar o questionamento objetivo dos "Acordos de Abraham" promovidos por Trump para constituir um eixo anti-iraniano e "normalizar" as relações do Estado de Israel com os países árabes sem o menor questionamento da opressão nacional palestina. E em segundo lugar, o fortalecimento, ao menos temporário, do Egito e do Catar pelo papel que desempenharam como “patrocinadores” do Hamas na negociação do cessar-fogo, que buscará capitalizar este momento favorável para estreitar as relações com o governo democrata . (O presidente egípcio al Sisi era o "ditador favorito" de Trump) e se reposicionou na balança regional de poderes.

A política do presidente Biden é retomar o acordo nuclear com o Irã e diminuir os conflitos regionais para reduzir a exposição dos EUA e os recursos - humanos, militares, diplomáticos e materiais - que o imperialismo investe na região para se concentrar na competição com a China.

Como parte dessa política, Washington tirou a poeira da velha fórmula de “dois Estados” para o conflito palestino / israelense, que havia caído em desuso sob a presidência de Donald Trump e o avanço dos planos de colonização e anexação para os territórios palestinos sob os governos de extrema direita de Benjamin Netanyahu.

Essa é a estratégia que o secretário de Estado Antony Blinken adotou em sua recente viagem ao Oriente Médio, imediatamente após a assinatura do cessar-fogo. Em seu encontro com Netanyahu, Blinken reafirmou a aliança estratégica com Israel e o compromisso do imperialismo norte-americano com seu principal aliado. Mas ele também tinha gestos amigáveis ​​com a velha liderança colaboracionista palestina. Ele se encontrou com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, a quem Trump nem atendeu o telefone. Ele prometeu milhões de dólares para a reconstrução de Gaza e anunciou a reabertura do consulado americano em Jerusalém Oriental (a parte árabe da cidade), por meio do qual os Estados Unidos administravam seu relacionamento com as autoridades palestinas, que foi fechado por Trump em 2018 quando ele mudou a embaixada americana para Jerusalém.

A continuidade de Netanyahu à frente do estado sionista é cada vez mais disfuncional para essa política "pacificadora" com a qual os Estados Unidos buscam administrar o conflito. E também pela cisão que surgiu com a ala progressista do Partido Democrata que questiona o apoio do governo Biden a Netanyahu. É por isso que não parece acidental que, após a viagem de Blinken, uma unidade da oposição em Israel tomou forma para removê-lo do poder.

O começo do fim para Netanyahu?

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou ter enfraquecido a capacidade militar do Hamas, em particular por ter danificado qualitativamente a rede de túneis (o chamado “Metrô” de Gaza) usado para fins defensivos e militares. Além de ter assassinado alguns líderes políticos e militares do Hamas e da Jihad Islâmica (a outra organização político-militar que atua na Faixa de Gaza). No entanto, esses triunfos táticos que Netanyahu afirma não só não levam a uma vitória estratégica que implicaria na "solução" do problema palestino, mas também não parecem ter sido alcançados para garantir sua sobrevivência na posição de primeiro-ministro, um mal objetivo oculto da escalada militar. "Bibi" tem uma motivação pessoal, já que, destituído de seus privilégios, pode acabar na prisão por corrupção.

A política israelense está em estado de ebulição. No final deste artigo, uma amplíssima coalizão anti-Netanyahu estava prestes a anunciar a formação do "governo de mudança", com base na aliança do direitista Naftali Bennett e do jornalista de oposição de centro-direita Yair Lapid, que alternavam no cargo, dois anos cada um.

Essa maioria parlamentar "pega-tudo" uniria no mesmo governo partidos de extrema direita - como o de N. Bennett, que promove a anexação a Israel dos assentamentos de colonos nos territórios ocupados - aos partidos "centrais" - como o de Y. Lapid e o Azul e Branco de Benny Gantz, atual Ministro da Defesa e ferrenho oponente de Netanyahu - e os partidos de centro-esquerda do espectro sionista, o Partido Trabalhista e o Meretz (historicamente identificado com a esquerda sionista pacifista). Além disso, teria o apoio do bloco árabe que apoiaria o governo, mas fora da coalizão.

Se finalmente se materializar, o deslocamento de Netanyahu pode estar indicando os resultados contraditórios da operação “Guardião dos Muros” para o estado de Israel em pelo menos dois aspectos: um geopolítico, ao qual nos referimos anteriormente. E outra interna, que tem a ver com a reunificação dos palestinos de Gaza, da Cisjordânia e de Israel de uma forma que não se via há décadas.

O novo momentum” da luta palestina

O efeito colateral menos desejado por Netanyahu e as distintas frações da direção palestina, seja na versão nacionalista burguesa da ANP (em decadência pela colaboração com Israel e Estados Unidos), seja na versão islamista do Hamas, é o ressurgimento da resistência das massas palestinas. O ataque do Estado sionista contra os palestinos que vivem no território israelense levou o conflito ao interior do próprio Estado de Israel, apagando as “linhas verdes” que dividiram o povo palestino entre os que sobrevivem em Gaza (sob o controle férreo do Hamas), os que vivem nos guetos da Cisjordânia (sob o controle policial de Israel e da Autoridade Palestina) e os “árabes israelenses” que vivem como cidadãos de segunda ordem no Estado de Israel.

Esse ressurgimento da luta palestina se expressa de muitas formas: nos enfrentamentos com a polícia em Jerusalém Leste, nas mobilizações de massas na Cisjordânia e na resistência em Gaza contra os bombardeios. O ponto mais alto dessa unidade, que não se via desde a primeira intifada, foi a greve geral de 18 de maio, uma ação de massas que foi sentida com força nos setores da economia israelense como a construção, que emprega mão de obra barata palestina. Uma das principais forças motoras dessa resistência renovada é a juventude, uma nova geração que já não compra a mentira dos “dois Estados” e tampouco aceita a estratégia confessional reacionária e o controle que exercem direções como o Hamas. E essa geração tende a confluir com os setores ainda minoritários de origem judaica opostos à política colonial sionista. Se vê essa confluência nas ações comuns, pequenas mas de significado sintomático no Estado de Israel, nas enormes marchas em Londres, Paris, Estados Unidos e no mundo árabe em solidariedade com o povo palestino e contra os crimes do Estado sionista, bem como nas campanhas de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) ou nas campanhas a favor de um Estado único, democrático e não racista.

Esse processo, embora embrionário, tem um significado político profundo, porque ao se desenvolver pode ser a base para uma saída revolucionária da opressão colonial do Estado de Israel e do imperialismo, ou seja, para a luta por uma Palestina operária e socialista, onde convivam árabes e judeus, e por uma federação socialista no Oriente Médio.

Pode te interessar: Entre a ofensiva colonial israelense e a resistência palestina




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias