Resposta ao editorial do Estadão a respeito da luta dos estudantes das estaduais paulista
Rafaela Silva, judoca brasileira que conquistou a primeira medalha de ouro para o país na Rio-2016
O Esquerda Diário acaba de atingir 100 mil curtidas em sua página no facebook, queremos agradecer e principalmente chamar a juventude a fazer política independente com esta ferramenta.
Junho de 2013, secundaristas, primavera feminista, luta contra o golpe, greve das estaduais paulistas. A juventude vem sendo a linha de frente de diversos processos de luta e resistência nos últimos anos. Com esse texto queremos colocar nove motivos para que essa juventude construa uma voz (...)
Três grandes escritoras brasileiras, esquecidas pelo cânone tradicional. Vozes negras e femininas que com sua obra desafiam o machismo e o racismo imperante em nossa sociedade
Dentro da conjuntura mais à direita pós-golpe de Temer, estudantes das estaduais paulistas seguem em uma greve histórica em defesa da Educação Pública. Quais lições e perspectivas nos aponta essa luta?
Os estudantes da USP estão a mais de dois meses de greve, em meio a um cenário nacional de um governo golpista e com a instransigência da reitoria que corta o salário de diversas famílias, não dialoga nossas pautas e aprova de forma absolutamente antidemocrática uma medida que visa tirar a nossa (...)
O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da USP, aprovou em sua reunião dessa terça-feira, 12, uma série de medidas que representam novos ataques, tais como um Plano de Demissão Voluntária e a ingerência na eleição de representantes (...)
Nessa terça-feira, 12 de julho, aos dois meses de greve na USP, um importante Conselho Universitário vai acontecer.
Na USP e Unicamp, grupelhos de estudantes de direita tentam se organizar para se contrapor ao movimento de greve em defesa da universidade.
Fátima Peleas (PMDB-AP), evangélica e contra a descriminalização do aborto, é a nova gestora da Secretaria de Políticas para Mulheres.
Falta um "detalhe jurídico" para pedir a prisão preventiva dos suspeitos de participar do estupro coletivo de 33 homens praticado contra uma menina de 16 anos, segundo Secretário.
Há uma semana do Encontro de Estudantes e Coletivos Universitários Negros, greves e ocupações eclodem por todo o país e o novo governo golpista de Temer já mostra que quer fazer dos negros suas principais vítimas.
Parecia só mais uma noite fria de sexta-feira, mas não era um dia como outro qualquer. Estamos em greve, num prédio ocupado, com dezenas de jovens dispostos a discutir sobre o potencial revolucionário da juventude.
Secundaristas de SP exigem merenda e fim dos cortes na educação. Disciplinar por meio da repressão é estratégico para governos, mas secundaristas resistem!
Logo após Temer assumir o governo, o PSDB reprimiu duramente os secundaristas em luta em São Paulo. Qual o motivo disso?
Secundaristas prometem resistir, a polícia se recusa a realizar a reintegração porque juiz determinou que fosse feita sem armas.
Nessa terça-feira, 3 de maio, mais cinco ETECs e a E.E. Emydio de Barros foram ocupadas pelos estudantes secundaristas em luta contra o roubo da merenda e os ataques a educação.
Nessa semana aconteceram diversas assembleias estudantis na Universidade de São Paulo. O centro dos temas discutidos foi a política nacional na qual teve peso o posicionamento dos estudantes contra o golpe da direita e os ataques dos governos a educação, assim como o desmonte da (...)
Precisamos de uma entidade viva, combativa que sirva como uma ferramenta de luta contra o impeachment, em defesa da educação e contra os cortes da reitoria e dos governos.
Desde que inauguramos a seção, em 25/3, viemos denunciando a violência contra mulher que ocorre em todos os lugares.
00:29 | Para nós da Juventude às Ruas essa paralisação é um primeiro passo muito importante para que os estudantes da USP em aliança com os trabalhadores possam se apresentar como uma alternativa independente