×

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | Obrigada a trabalhar exposta ao vírus, merendeira no RJ se contamina e morre de covid

Trabalhadora merendeira da Rede Municipal do Rio de Janeiro, faleceu com covid, segundo a irmã da vítima, Solange morreu devido à falta de proteção no local de trabalho. Enquanto a categoria de trabalhadoras merendeiras estão quatro meses sem receber seus salários, outras estão morrendo em seus locais de trabalho. Eduardo Paes e o Claudio Castro são responsáveis pela crescente no número de óbitos dos trabalhadores.

terça-feira 20 de abril de 2021 | Edição do dia

Foto: Arquivo pessoal

Solange trabalhava na Rede Municipal como merendeira há vinte anos, nos últimos seis anos de sua profissão, Solange foi diagnosticada com hérnia na coluna, devido a esse problema na saúde, Solange passou a cumprir outras funções na Escola Municipal Luiz Camilo, localizada em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Nesse processo de ir ao trabalho para cumprir suas obrigações, a trabalhadora merendeira foi contaminada com coronavírus e infelizmente passou para outros membros de sua família, além da sua irmã ser diagnosticada com covid, a mãe da vítima também confirmou positivo ao coronavírus e veio a óbito oito dias antes do falecimento de Solange.

No governo de extrema direita de Bolsonaro, são mais de 13.977.713 casos confirmados de covid e mais de 375.049 mil números de óbitos, segundo levantamento feito pelo SEPE-Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, são 41 funcionários da rede municipal e 52 da estadual vítimas do coronavírus, sem contar os casos subnotificados. O Rio de Janeiro é um dos estados do país que a tendência do número de óbitos vem crescendo, segundo o G1, a margem crescente dos números de óbitos são 23%, ou seja, enquanto o Eduardo Paes se orgulha de sua política na prefeitura milhares e milhares de trabalhadores estão morrendo com coronavírus pela alta exposição ao vírus e falta de tratamento público de qualidade na assistência médica.

Solange, representa uma categoria de trabalhadoras que estão quatro meses sem receber seus salários que em meio ao aumento dos números de óbitos estão passando por necessidades nas suas casas com seus filhos, tudo isso é responsabilidade do prefeito Eduardo Paes e das empresas tercerizadas prestadoras de serviços a prefeitura, ambos não querem pagar os salários atrasados dessa categoria de trabalhadoras que em sua maioria é composta por mulheres negras.

SEPE- Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação nesse momento poderia servir como ferramenta de mobilização e auto organização dos trabalhadores da educação, lutando pelos direitos e vida dos trabalhadores e impulsionando a unidade entre as categorias da classe trabalhadora, só os trabalhadores auto organizados levarão a frente todos os seus direitos, o prefeito Eduardo Paes e o governador do Rio de Janeiro, mostram que suas preocupações e interesses são opostos aos interesses da classe trabalhadora. Por isso é preciso uma luta independente para enfrentar todos os ataques.

O esquerda diário presta todo apoio e solidariedade à família de Solange, trabalhadora vítima do covid e da irracionalidade do sistema capitalista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias